Mulher sentada na cama, de camisola, com um vibrador lilá do lado, se acariciando.

Conheça os benefícios da masturbação para uma vida mais saudável

A masturbação é uma prática sexual inerente ao ser humano, comum e benéfica para a saúde. Por isso, não precisa ter vergonha de executá-la ou de falar sobre o assunto. Os benefícios da masturbação são diversos, sejam físicos ou psicológicos. É boa para a mente e o corpo, alivia o estresse, as tensões do dia a dia, promove o bem-estar, autoconhecimento e prazer. Além de ser algo que você pode fazer sozinha, sem depender de ninguém, e realizar os próprios desejos.

Neste post, vamos falar um pouco sobre o que é essa prática, os vários benefícios da masturbação para o corpo, o porquê de a temática ter sofrido tanto preconceito e ser tabu até hoje, e dar algumas dicas de como fazer.

O que é masturbação?

Masturbar-se é o simples ato de tocar a si mesma, acariciar diversas partes do corpo, procurando os locais onde sente prazer, incluindo esfregar os dedos nos órgãos genitais. Mas, tenha em mente que é uma escolha pessoal e que não há um padrão, um manual a ser seguido.

Mulher loira deitada na cama, coberta com lençol.  Uma de suas mãos está na cabeça e a outra segurando um vibrador lilás. A imagem ilustra post sobre os benefícios da masturbação.

Muitas vezes, é através da siririca ou da punheta que atingimos o nosso primeiro orgasmo, lá na pré-adolescência. No entanto, é importante destacar que nem sempre a finalidade da masturbação é o gozo, já que se masturbar também oferece outros tipos de sensações.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

A masturbação também pode ser incrementada com sex toys e géis lubrificantes, como o Siririca Gel, da Segred Love, feito para massagem íntima, que causa sensações de esquentar e esfriar, potencializando o prazer e deixando seu momento solo com um toque mais especial.

banner com imagem do gel excitante siririca da segred love

Também há a possibilidade de praticar a masturbação a dois, um estimulando o outro e curtindo o momento juntos. É uma boa opção para o casal conhecer, simultaneamente, seus pontos de prazer e o que leva cada um ao clímax. A imaginação é a chave do sucesso, para uma boa condução.

Masturbação, a história e o preconceito

Apesar de o ato de se masturbar fazer parte da natureza animal, pois é observada em muitas espécies de mamíferos e não só na humana, a visão sobre ela tem variado ao longo da história, dependendo da cultura em que é empregada.

Página de livro com frase escrita "Tópicos Tabu", em inglês, dentro de post sobre os benefícios da masturbação.

Tudo indica que, por volta de 4.000 a.C., na pré-história, já existia masturbação e era uma ação natural. A prova está, por exemplo, em uma das estátuas, de Malta, que mostra uma mulher se masturbando de pernas abertas.

Na era paleolítica, há 10.000 a.C., as inscrições feitas por homens primitivos mostram figuras de masturbação solitária, coletiva ou como parte de rituais.  

Até a modernidade, era uma prática usual, irrelevante, como explica o historiador americano Thomas Laqueur, em seu livro Solitary Sex, a Cultural History of Masturbation, ou, Sexo solitário, uma história cultural da masturbação, em português.

Mulher acariciando as costas com a mão esquerda, que está sobrepondo o ombro direito, em post sobre os benefícios da masturbação feminina.

Foi entre os séculos 18 e 20, que a masturbação começou a virar estigma, algo obscuro, com “efeitos terríveis”, como era classificada. Até mesmo os pensadores progressistas do Iluminismo fomentaram o tabu sobre a masturbação. Somente a partir do século 20, com o surgimento da psicanálise, que os tais “efeitos danosos” perdem crédito.

Entendeu por que a masturbação é um assunto cercado de tabu? É uma herança histórica. No entanto, atualmente, as suas múltiplas vantagens são cada vez mais reconhecidas nas sociedades ocidentais, justamente por ser um comportamento sexual simples e seguro.

Leia mais:

Por isso, vamos conhecer 7 dos seus benefícios:

7 Benefícios da masturbação

7 – Suaviza dores e cólicas menstruais

Os benefícios da masturbação são vistos mesmo nesta época do mês, por conta da liberação, no momento do orgasmo, de endorfinas. Como são analgésicos naturais do corpo, a ação diminui o desconforto físico e melhora o humor. Ou seja, não há nenhuma contraindicação em se masturbar no período menstrual. A masturbação também ajuda na contenção da dor associada ao sexo, aumentando a excitação.

6 – Te deixa mais bem-humorada

Masturbar-se libera vários hormônios do prazer no organismo. São neurotransmissores, como a dopamina e a serotonina, que equilibram o humor e proporcionam uma sensação de bem-estar.

Dois dedos tocando uma flor cor de rosa, simulando o ato de masturbar-se.

Além disso, com a masturbação há um aumento no fluxo sanguíneo em várias áreas do cérebro, deixando-o bem oxigenado depois do orgasmo. Tudo isso reflete também no humor, de uma maneira geral.

5 – Promove o bem-estar

Para começar, a masturbação é um ato de autocuidado e amor-próprio. Pensar nessa possibilidade, seja por diversão ou necessidade, já é uma promoção de bem-estar.

Fisiologicamente, ao atingir o orgasmo, a mente se desconecta, te induzindo a somente se concentrar e vivenciar o prazer do momento. É uma onda química de uma só vez, que fornece esse conforto extremo.

4 – Melhora a saúde e tensão sexual, e é seguro

A masturbação é uma forma saudável e segura de explorar a sexualidade, pois não apresenta riscos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e mantém a saúde sexual, por meio da circulação sanguínea na área genital.

Dedos com gel lubrificante ao lado de fruta vermelha, que imita o órgão genital feminino. Em cima, há um tubo vestido de camisinha, em referência ao órgão sexual masculino.

Fazer sexo consigo mesma também ajuda a liberar a tensão sexual, principalmente nos tempos de seca, quando transar com o seu parceiro ou parceira está difícil.

3 – Alivia o estresse e a ansiedade

“Hormônios da felicidade” são liberados enquanto nos masturbamos, como endorfinas, serotoninas e ocitocinas, reduzindo os níveis de cortisol o hormônio do estresse. Isso faz com que você fique menos ansiosa, garantindo relaxamento, tranquilidade e bem-estar.

Depois de um dia cansativo e agitado, é uma boa pedida para aliviar a pressão, se distrair e se acalmar. Porém, tome cuidado com o excesso, para que a masturbação não seja um fator que interfira na sua libido, ocultando uma compulsão por esse alívio. Nada de mais é bom.

2 – Ajuda a dormir melhor e com mais qualidade

Aquele soninho que sentimos tanto depois de fazer sexo quanto após a masturbação tem explicação. É por causa da energia gastada durante a ação, com a contração do assoalho pélvico e alguns músculos. Depois de gozar, vem o relaxamento e a tranquilidade, misturada com sonolência.

1 – Promove o autoconhecimento

Se conhecer é essencial para qualquer prática. A masturbação é uma das principais ações que possibilita você ousar, testar várias maneiras de descobrir quais pontos do seu corpo te dão mais prazer e de que forma eles fazem isso.

Casal com roupa íntima deitado na cama, com mulher segurando um vibrador lilás.

É importante, inclusive, para quando estiver a dois. Desta forma, você conseguirá guiar a pessoa que está contigo e a relação e o relacionamento serão ainda mais gostosos. Por isso, aproveite para explorar seu corpo e descobrir suas preferências sexuais, construindo um melhor entendimento de si mesma.

Benefícios da masturbação feminina

Fora os benefícios já explicitados nesse texto, que favorecem tanto mulheres quanto homens, vale destacar que a masturbação feminina ainda proporciona conforto menstrual, melhora os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), fortalece a musculação pélvica – prevenindo problemas como incontinência urinária, e ajuda mulheres com dificuldades em ter orgasmo.

Falando nisso, o vibrador Power Bullet Mini, vendido na Miess, pode ser de grande ajuda para mulheres que enfrentam esse tipo de dificuldade.

Vibrador Bullet Mini Estimulador Clitoriano em Promoção

Power Bullet é um potente e surpreendente mini vibrador. Prático e portátil, você pode levá-lo para onde você quiser. Além disso, graças às suas poderosas vibrações, é possível experimentar orgasmos intensos!

Para que serve o Vibrador Bullet da Sexy Import?

Esse excelente vibrador é indicado especialmente para mulheres que têm dificuldade de chegar ao orgasmo. Através do estímulo do bullet diretamente no clitóris, você irá desfrutar dos melhores e mais incríveis orgasmos, tanto sozinha quanto acompanhada.

Por ser pequeno, muitos companheiros não se sentem “intimidados” e acabam incrementando o acessório ao sexo, elevando o tesão e as deliciosas sensações que este brinquedinho é capaz de oferecer.

No vídeo abaixo, Erika Mahya, sexóloga bodyworker e especialista da Miess, dá algumas dicas para as mulheres de como chegar ao orgasmo, reforçando os benefícios da masturbação:

Benefícios da masturbação masculina

Assim como para as mulheres, o fortalecimento pélvico ocasionado pela masturbação é importante para os homens. Neste caso, um dos benefícios da masturbação é a diminuição de risco de problemas de ereção. Outra grande vantagem para eles é a redução do risco de câncer de próstata.

mão segurando uma banana em um fundo rosa para ilustrar um tópico sobre benefícios da masturbação masculina em um post sobre masturbação

Uma pesquisa da Universidade Harvard, publicada em 2017 no European Urology, afirma que ejacular pelo menos 21 vezes por mês reduz significativamente o risco para esse tipo de câncer em homens de 20 a 29 anos e de 40 a 49, em comparação a quem ejacula somente de quatro a sete vezes por mês.

Porém, como pode ser difícil chegar a esse número apenas por meio do sexo, a masturbação é uma grande aliada para alcançar tal objetivo.

Fique por dentro de mais dicas da Erika, agora voltada para os homens, de como chegar lá:

O que usar para se masturbar?

Na Miess, você encontra diversas opções de masturbadores masculinos, como o ovo masturbador da Sexy Import para deixar a masturbação ainda mais quente e intensa. Esse brinquedo sexual conta com texturas internas que garantem uma experiência extremamente prazerosa:

banner com imagem do egg masturbador da sexy import

Como se masturbar sozinha?

Para uma autoestimulação satisfatória e altamente prazerosa, é necessário prestar atenção em alguns pontos. É claro que uma rapidinha com você mesma pode dar muito certo. Porém, se a ideia é curtir o momento, siga as nossas dicas:

Crie um clima

Assim como uma noite a dois exige uma preparação, para você aproveitar o seu momento, é interessante criar um clima. Uma boa dica nesse sentido é manter a luz baixa e apostar na iluminação mais quente com auxílio de velas. Você pode também colocar uma música mais sensual para entrar no clima.

Conheça o seu próprio corpo

Quando o assunto é masturbação, conhecer o próprio corpo é um componente essencial para garantir um – ou vários – bons e potentes orgasmos. Sendo assim, com o auxílio de um espelho, tente estudar e conhecer mais a fundo a anatomia da sua vulva. A ideia aqui é identificar onde ficam e estimular diferentes regiões, como os lábios e o clitóris.

Nessa hora, é importante ficar atenta e identificar os pontos que quando estimulados te proporcionam prazer. Em seguida, uma boa pedida é ir até o canal vaginal para verificar como está a sua lubrificação natural.

Atenção ao clitóris

Se você é uma leitora assídua do blog da Miess, sabe que sempre lembramos por aqui da importância de investir na estimulação do clitóris. Isso porque esse pequeno, porém potente órgão, tem como única função proporcionar prazer. Sendo assim, nada melhor do que dedicar uma atenção especial a essa região, não é mesmo?

Diversifique o movimento

Sabe quando você está esperando um oral perfeito, porém a sua parceria não entrega aquilo que você estava esperando? Muitas vezes isso acontece pela falta de diversidade de movimentos com a língua. Na estimulação solo, a frustração pode ser a mesma.

Por isso, para evitar essa situação, é altamente recomendável diversificar os movimentos. Nesse sentido, ao estimular o clitóris, lembre-se de fazer movimentos no sentido horário e anti-horário. Sem dúvida, você terá muito mais prazer do que se permanecer sempre na mesma direção.

Teste diferentes posições

Durante o sexo, é natural e muito bem-vindo variar as posições, o mesmo vale para o momento da estimulação solo. Sendo assim, você pode tentar se masturbar enquanto estiver deitada, de quatro apoios, de ladinho, com as pernas bem abertas…Use e abuse da sua criatividade!

Como sentir mais prazer na masturbação?

Além de seguir as dicas que selecionamos acima, você pode também testar outros conselhos valiosos para deixar o momento da masturbação ainda mais excitante, como:

Usar lubrificante

Por mais que muitas pessoas torçam o nariz para a ideia de usar lubrificante íntimo, saiba que esse produto é um importante aliado não apenas durante o sexo, mas também durante a masturbação. E se a sua lubrificação natural for “insuficiente”, ele é um item indispensável.

Além de hidratar a região, o lubrificante impede o atrito mais intenso da mão ou do brinquedo sexual com a vulva. Esse atrito grosseiro é o responsável por criar mini fissuras que podem facilitar a entrada de bactérias.

K-MED 2 em 1 em Promoção

K- Med 2 em 1 é um gel versátil e prático que oferece duas funções em um único produto.

Para que serve?

Com uma textura suave e sedosa, esse gel é perfeito para ser aplicado na pele durante as preliminares, permitindo que você e seu(a) parceiro(a) explorem novas sensações e desfrutem de momentos íntimos mais intensos e prazerosos.

Além de ser um produto perfeito para uma massagem sensual, ele também pode ser usado como lubrificante íntimo.

À base de água, esse gel é facilmente lavável e ideal para uso com preservativo.

Invistir em sex toys

Como já pontuamos, os sex toys deixam tudo mais intenso e prazeroso. Sendo assim, invista em um bom vibrador, opções não vão faltar, como vibrador rotativo, ponto g, bullet, personal, sucção, etc.

Além de vibradores, cosméticos eróticos que proporcionam diferentes sensações, como esquentar e esfriar também são boas pedidas. Dessa forma, você poderá descobrir e explorar novas dimensões de prazer.

Descobrir os seus gatilhos

Sem dúvida, cada pessoa tem seus próprios gatilhos que despertam prazer. Algumas se sentem preparadas para o momento do sexo ou da autoestimulação quando acariciam o corpo suavemente. Outras não abrem mão de uma música mais sensual. As possibilidades são infinitas. Descubra os seus gatilhos para tornar o seu momento consigo mesma mais interessante =)

Como fazer masturbação anal?

Além da masturbação na região da vulva, outra possibilidade é estimular o ânus, região que pode sim proporcionar prazer. Se você curtiu essa ideia, teste o seguinte passo a passo:

Conheça a anatomia anal

Assim como no caso da vulva, para uma ótima estimulação anal, é indispensável conhecer a região. Nesse sentido, tenha em mente que o ânus possui reto e esfíncter.

Se a ideia é desfrutar de um momento super prazeroso, não esqueça de estimular o esfíncter. Trata-se de uma estrutura muscular que contorna o canal. Existem dois tipos: o esfíncter anal externo, que contrai e relaxa voluntariamente, e o interno, que não pode ser controlado.

Já o reto é a parte final do intestino grosso com tamanho aproximado de 15 cm. Para que a masturbação anal seja prazerosa e não provoque dor ou desconforto, é necessário relaxar esses dois músculos. Se você notar a presença de dor, isso significa que o esfíncter interno não relaxou completamente.

Combine a estimulação

Que o clitóris tem alto poder de levar ao orgasmo você já sabe. Por isso mesmo durante a estimulação do ânus, vale a pena estimulá-lo também. Com milhares de terminações nervosas, ele é um ótimo atalho para o prazer.

Uma ótima estratégia é usar uma das mãos para estimular o ânus enquanto a outra se ocupa do clitóris com o auxílio de um sugador clitoriano.

Varie o tamanho do brinquedo

Para quem curte se masturbar com toy, como os famosos plugs anais, é recomendável variar o tamanho. Apesar do ânus não possuir uma flexibilidade tão intensa, ele pode ser preparado para receber brinquedos de diferentes grossuras e tamanhos.

Além de preparar a região com o auxílio de plug anal, é possível usar também pênis de borracha. Na Miess, vcê encontra modelos de diversos tamanhos fabricados em materiais seguros para o corpo.

Como se masturbar no banho?

Além de se masturbar na cama ou estimular o ânus, outra possibilidade é ter um momento prazeroso durante o banho.

Primeiramente, é essencial se certificar de que você terá tempo e privacidade suficientes para se dedicar sem interrupções. Não esqueça também de verificar a temperatura da água, ela deve ser confortável para você. Em seguida, é só começar!

Aproveite a água morna para explorar as sensações. Você pode também direcionar o jato d’água para áreas específicas e experimentar diferentes pressões no clitóris, por exemplo.

Outra ideia para lá de interessante é usar um vibrador à prova d’água. Aqui na Miess, você encontra diversas opções, como o Mini Vibrador À Prova D’água com Dupla Cápsula da Miess Collection.

O que acontece com o corpo durante a masturbação?

Durante esse ato, o corpo passa por uma série de respostas fisiológicas e neuroquímicas que contribuem para a experiência prazerosa. É importante notar que a masturbação é uma parte natural da sexualidade humana e geralmente não representa riscos à saúde íntima quando praticada de maneira responsável.

Excitação

Com a masturbação, a pessoa geralmente começa a se sentir excitada. Isso pode ser o resultado de estímulos físicos, como toque, ou de estímulos mentais, como fantasias sexuais. O corpo responde aumentando o fluxo sanguíneo para a região genital.

Vasoconstrição e Vasodilatação

Em resposta à excitação, ocorre a vasoconstrição nas áreas não genitais do corpo, enquanto a vasodilatação ocorre nos genitais. Isso significa que os vasos sanguíneos se contraem em algumas áreas e se dilatam em outras, aumentando o fornecimento de sangue para os órgãos sexuais.

Lubrificação

Nas mulheres, a excitação geralmente leva à lubrificação vaginal, o que facilita a penetração e reduz o atrito. Isso ocorre porque as glândulas de Bartholin e outras glândulas na área genital produzem fluido lubrificante em resposta à estimulação. O líquido da lubrificação tem como principal função proteger a vulva e a vagina durante o sexo, além de reduzir a fricção.

Ereção

Já nos homens, a resposta provocada é a da ereção. Isso é causado pelo aumento do fluxo sanguíneo para o pênis, o que enche os corpos cavernosos de sangue e os torna rígidos.

Ponto de Não Retorno (Ejaculação)

Tanto em homens quanto em mulheres, a excitação atinge um ponto máximo que culmina no orgasmo. Durante o orgasmo, ocorre a liberação de tensão sexual acumulada e, nos homens, a ejaculação pode ocorrer. Nas mulheres, os músculos ao redor da vagina podem se contrair ritmicamente.

Liberação de Endorfinas

Durante o orgasmo, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Período Refratário (Apenas para Homens)

Por fim, após a ejaculação, muitos homens experimentam um período refratário, durante o qual é difícil ou impossível atingir outra ereção imediatamente. Esse período varia de pessoa para pessoa.

Com que frequência devo me masturbar?

Uma das maiores preocupações que envolvem o tema masturbação é em relação à frequência. De acordo com especialistas, não existe um limite determinado para a prática. Porém, no caso dos homens, os médicos recomendam que eles não se masturbem dentro de um intervalo de algumas horas. E aqui está a explicação: os homens, a partir de um certo ponto, não conseguem ter uma ereção atrás da outra graças à fase refratária.

Assim como no caso deles, não existe um limite estabelecido para as mulheres. É necessário apenas ter cuidado com a compulsão. Se você se masturba diariamente e isso não impacta negativamente a sua vida, a prática não é considerada um hábito compulsivo.

Quer deixar o clima mais quente?

Então conheça a Miess, o maior Sex Shop do Brasil com diversos acessórios para apimentar e esquentar o clima e elevar o nível da sua relação!

Posts Similares