Imagem com fundo rosa, relógio e desenho que representa o que é o período fértil.

O que é período fértil? Descubra agora

O ciclo menstrual possui diversas etapas, com cada uma sendo responsável por uma função. Isso pode gerar algumas dúvidas, por exemplo, o que é o período fértil?

É nele, também, que está a famosa ovulação. Dessa forma, esse é o momento que merece mais atenção tanto das mulheres que desejam ter filhos, quanto das que não estão querendo engravidar.

Uma vez que essa parte do mês implica várias mudanças e sintomas, existem muitos questionamentos sobre o seu funcionamento. Por isso, leia este post para descobrir o que é o período fértil, sua importância, como calculá-lo e os sinais que ele apresenta no corpo da mulher.

O que é o período fértil?

O período fértil é o momento do ciclo menstrual em que ocorre a ovulação. Ou seja, é quando o ovário libera o óvulo para que ele se encontre com o espermatozoide e ocorra a fecundação. Se isso acontecer, o corpo se encaminhará para uma gestação.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Por essa razão, esse é um momento importante para quem está querendo engravidar, mas também para quem não está e precisa tomar os cuidados necessários. No caso de você ter uma relação sexual sem proteção com alguém do sexo oposto nesse período, a chance de uma gravidez é muito maior.

Entretanto, fique atenta: não é apenas nos dias exatos do período fértil que é possível haver a fecundação. Afinal, um espermatozoide consegue sobreviver por um período de até 72h dentro do corpo da mulher após uma relação sexual. Ou seja, teoricamente, não é possível engravidar fora dele, mas essa sobrevivência dos gametas e a possível variação do período – detalhada mais abaixo – criam essa possibilidade.

Assim, a fase fértil acontece em todas as mulheres em idade de reprodução, da primeira menstruação, até perto da menopausa. Contudo, os maiores índices de fertilidade estão entre os 20 e os 24 anos. Uma vez que o ciclo menstrual dura, em média, 28 dias, o período fértil é algo mensal.

Mulher segurando flor em frente à sua região íntima de modo a ilustrar o que é o período fértil.

Quem toma anticoncepcional tem ovulação?

Quanto tomadas corretamente, as pílulas anticoncepcionais inibem a ovulação, fazendo com que a mulher não tenha período fértil, sendo uma opção interessante para o planejamento familiar. Esse medicamento mantém uma quantidade hormonal fixa, ou seja, não existem os picos hormonais que fariam os óvulos serem liberados.

Contudo, se você estiver tomando o anticoncepcional de forma desorganizada, em horários diferentes e até esquecendo de tomar, a medicação não será 100% eficaz. Isso pode fazer com que a quantidade de hormônios se desestabilize e a ovulação – e possivelmente uma gestação – possa acontecer.

Como calcular quando será o período fértil

Um período fértil dura, em média, 5 dias, uma vez que considera o dia da ovulação, os 2 antes e os 2 depois. Um óvulo liberado fica nas tubas uterinas por um período de, normalmente, 24 a 36 horas, estando pronto para ser fecundado por um espermatozoide – que é produzido a todo momento em corpos masculinos.

Além disso, a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo menstrual, uma vez que esse é o tempo demorado para a produção de progesterona no corpo – hormônio fundamental para esse processo. Assim, de modo geral, o período fértil vai do 12º ao 16º dia.

Porém, como é possível calcular quais são esses dias? Vamos entender isso melhor:

Em ciclos regulares

Um ciclo regular costuma ter 28 dias, mas também pode ter 29, 30 ou 32. O seu primeiro dia coincide com o primeiro dia da menstruação, ocorrendo portanto, depois dela.

Portanto, se você menstruou no dia 1 de algum mês e tem um ciclo de 28 dias, por exemplo, ovulará no dia 14 e estará no período fértil entre os dias 12 e 16. No caso de ciclos de maior duração, basta retirar 14 dias da totalidade. Ou seja, se ele dura 32, no 18º ocorrerá a ovulação e os dias férteis irão do 16º ao 20º.

Em ciclos irregulares

No entanto, algumas mulheres não possuem um ciclo tão exato. Ainda é possível usar esse mesmo cálculo caso a discrepância entre os meses seja de 1 ou 2 dias, bastando fazer uma média entre cada ciclo.

Agora, se o seu ciclo menstrual for muito irregular, não é possível identificar o período ovulatório por essa matemática. Nesses casos, a melhor forma será confirmá-lo por meio de um teste – que será abordado ainda neste post.

Se a sua situação é essa última, a melhor alternativa é consultar um ginecologista para identificar a causa desse problema e os possíveis tratamentos. Conviver com um ciclo desregulado pode ser um desafio para muitas mulheres, mas, em muitos casos, é possível solucioná-lo.

Quais são os sintomas do período fértil

Ainda que algumas mulheres possam passar pelo período fértil sem nenhum sintoma, muitas conseguem observar sinais em seus corpos de que estão ovulando. Vamos listar alguns dos principais:

  • Aumento do muco vaginal;
  • Aumento da libido;
  • Aumento na oleosidade da pele;
  • Leve aumento na temperatura do corpo;
  • Inchaço nas mamas;
  • Cólica no baixo-ventre.
Mulher com bolsa de água quente na região do ventre representando a cólica, que pode ser um dos sintomas do período fértil.

Testes e exames para identificar o período fértil

Para ter uma confirmação de estar ou não no período fértil, existem testes simples, que podem ser comprados em farmácias. Os chamados testes de ovulação ou testes de fertilidade feminina são muito úteis, principalmente para mulheres com ciclos menstruais irregulares.

Desse modo, eles funcionam de forma muito simples e prática. Basta apenas molhar a ponta do material absorvente com a urina e esperar alguns minutos para observar a sua alteração de cor. Com base nas instruções que o fabricante oferece, você pode comparar a coloração do teste com a tira de controle, que afirmará o resultado.

Além disso, ultrassons transvaginais oferecem uma resposta precisa para o momento de ocorrência na ovulação, pois podem observar as mudanças no ovário. Os exames de sangue também auxiliam nesse processo ao indicar as alterações hormonais que acontecem durante o período fértil.

Por fim, uma alternativa prática para ajudar a identificar os dias férteis e outras etapas do ciclo menstruação são os apps para celular. Existem diversas opções na sua loja de aplicativos, sendo o Flo, o Clue e o Maya, por exemplo, alguns dos mais famosos. Eles ajudam a usuária a marcar seus sintomas e oferecem previsões para as datas de cada parte de seu ciclo.

Mulher utilizando aplicativo para identificar seu período fértil.

Beleza e Higiene em Promoção

Quer manter a região íntima saudável e bem cuidada? Na Miess, você encontra diversos produtos, como Sabonete Íntimo, Perfumes e Colônias e muito mais, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares