Duas mãos juntas com uma flor surgindo de dentro delas.

Onde fica o clitóris? Descubra de uma vez por todas

Apesar de ser uma estrutura tão importante para o prazer e a sexualidade da mulher, saber onde fica o clitóris ainda é um problema para muita gente. Esse órgão, que tem como única função a estimulação sexual, pode promover novas sensações e experiências quando bem utilizado.

É por isso que, neste post, vamos responder dúvidas sobre onde fica o clitóris. Assim, você será capaz de proporcionar prazer para si mesma sozinha ou para a sua parceira. Lembrando sempre que o autoconhecimento e a desmistificação dos tabus são essenciais para uma vida sexual mais saudável e divertida.

Primeiramente, o que é o clitóris?

Para começar a falar sobre esse assunto, precisamos, primeiro, voltar para as aulas de anatomia. Dessa forma, o clitóris é um órgão erétil que parece pequeno a olho nu, uma vez que conseguimos ver apenas sua parte externa, a chamada glande. Porém, ainda que consigamos enxergar somente o seu 0,5 centímetro, essa estrutura, na verdade, tem, em média, de 8 a 10 centímetros em sua parte interna.

Seu nome tem origem na palavra grega kleitoris, que significa “pequeno monte”. Isso já nos ajuda a ter uma ideia do seu formato.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Localizado na parte de cima da vulva (genitália externa), o clitóris possui mais de 10 mil terminações nervosas. E para que elas servem? Para tornar a região hipersensível e promover o prazer no corpo feminino! Para comparar, um pênis tem entre 4 a 6 mil nervos.

Leia também: Descubra o que é clitoromegalia

Flor rosa usada como representação do tema "onde fica o clitóris".

A semelhança com o órgão masculino

E não é só na questão da quantidade de terminações nervosas que o clitóris se assemelha ao pênis. Tudo começa enquanto ainda estamos sendo formados na gestação: esses dois órgãos são homólogos, ou seja, possuem a mesma origem embrionária e tem mesma estrutura interna – ainda que possam ter funções distintas.

Assim como o pênis, o clitóris é formado pelo chamado tecido esponjoso. Isso significa que, quando há excitação sexual na mulher, esse tecido se torna erétil e cresce devido à entrada do fluxo de sangue.

No entanto, existe uma diferença bem grande quanto às funções desses dois órgãos. Enquanto o pênis atua tanto no aparelho reprodutivo masculino, quanto no sistema urinário, o clitóris tem como única e exclusiva função proporcionar prazer sexual para a mulher.

A importância do clitóris na vida sexual

O desconhecimento do clitóris e de sua potência na vida sexual feminina não parte somente dos homens. Muitas mulheres também desconhecem a anatomia feminina e não sabem que existem diversas possibilidades para alcançar o prazer.

Além disso, o clitóris diversas vezes é quase deixado de lado durante a prática sexual porque várias pessoas enxergam a estimulação da região – seja por meio do sexo oral ou da masturbação – como uma mera preliminar. Entretanto, esse mesmo estímulo, na verdade, é capaz de levar muitas mulheres ao orgasmo.

Uma pesquisa de uma universidade dos Estados Unidos revelou que, entre mulheres de 18 e 94 anos, apenas 18% conseguiu atingir o orgasmo somente com a penetração. Contudo, se juntarmos com uma estimulação simultânea no clitóris, esse número cresce para 73%! Dá para perceber o poder desse órgão, que é muito mais do que um pequeno monte escondido.

mãos com unhas grandes pintadas de rosa claro com dedos dentro de um pedaço de laranja para representar onde fica o clitóris

Por que sabemos tão pouco sobre ele?

Mas por que só agora estamos dando a importância de aprender onde fica o clitóris e como estimulá-lo? Assim como praticamente todos os tabus envolvendo a sexualidade, isso tem início no machismo e no patriarcado. Afinal, o prazer feminino sempre foi considerado secundário e, até mesmo, pecaminoso.

Para se ter uma ideia, até a metade do século passado, essa estrutura não recebia representação nem nos livros de anatomia, mesmo em ilustrações da região íntima feminina. E o primeiro estudo que se dedicou exclusivamente ao clitóris foi produzido apenas em 2005, pela urologista australiana Helen O’Connell!

Toda essa ignorância sobre a fisiologia feminina e a exploração do prazer tem uma grande consequência: a frustração. Ainda que a prática sexual deva ser prazerosa de modo geral, o desconhecimento das possibilidades faz com que muitas mulheres nem saibam o que são capazes de sentir. Ou até pior: faz com que os parceiros achem que não há necessidade de estimular esses locais na pessoa com quem se relacionam.

Descobrir onde fica o clitóris é um caminho para facilitar isso. Então, confira essa informação no tópico a seguir:

Onde fica o clitóris?

Como já dito anteriormente, o clitóris fica na parte superior da vulva. Essa zona erógena se localiza acima da uretra – o canal por onde sai a urina – e entre os lábios vaginais, na região onde há o encontro deles. Dessa forma, se você não estiver conseguindo encontrá-lo, puxar os lábios com cuidado para os lados vai te ajudar a vê-lo.

Outra forma de identificá-lo é durante a excitação sexual, já que, como dito anteriormente, ele fica enrijecido. Por isso, pode ser fácil de encontrar essa ereção por meio do toque.

Agora que você já sabe identificar onde fica o clitóris, basta experimentar a estimulação e o prazer sozinha ou acompanhada! Você sabia que existem vibradores específicos para essa região, como o sugador? Confira mais uma dica a seguir:

Estimulador Feminino com Sucção em Promoção

O vibrador com sucção, também conhecido como sugador de clitóris, é um tipo de brinquedo sexual desenvolvido para proporcionar prazer por meio de estímulos de sucção e pulsação diretamente no clitóris.

Para que serve o VIbrador com Sucção da Vip Mix?

O estimulador feminino com sucção da Vip Mix é um queridinho do mercado erótico. Isso porque ele possui 7 modos de sucção que vão te encher de tesão e prazer.

Sem a necessidade de ser penetrado, ele conta com um pequeno bocal sugador na parte superior que se encaixa perfeitamente ao clitóris. Ou seja, seu uso é fácil e descomplicado.

Além disso, este vibrador é produzido em silicone ABS, material de alta qualidade.

Mitos sobre o clitóris

Assim como é importante saber exatamente onde o clitóris se localiza, é essencial ficar atenta para não cair em alguns mitos relacionados a ele. Veja os principais:

O clitóris tem a aparência e a função de um botão

Na verdade, de acordo com especialistas, diferentemente do que muitos homens e até mulheres pensam, o clitóris não funciona como um botão.

Sendo assim, para despertar o prazer sexual que ele oferece é essencial variar o estímulo ao invés de apenas “pressionar o botão”. Você pode, por exemplo, aprender a como estimular o clitóris e apostar em movimentos circulares. Nesse sentido, como já pontuamos, vale a pena investir em brinquedos sexuais que possuem essa função específica.

Com o passar dos anos, o clitóris cresce

Outro mito muito comum é em relação ao crescimento do clitóris ao longo do tempo. O que de fato ocorre é a perda de gordura da vulva no decorrer dos anos, característica que deixa o clitóris mais exposto.

O clitóris envelhece

Como ressaltam os especialistas, o órgão NÃO envelhece. Ou seja, ele não perde a capacidade de se excitar. Na realidade, como ressaltado no item anterior, o que pode mudar é apenas a aparência da vulva, que pode adquirir um aspecto mais flácido.

Todo clitóris tem o mesmo formato

Por fim, esse é outro mito que gera dúvidas em muitas mulheres. Por isso, é importante esclarecer que o formato do clitóris varia, ele pode ficar mais ou mesmo exposto de acordo com a vulva. Seu tamanho apenas sofre variação com o uso de substâncias como anabolizantes.

Quer deixar o clima mais quente?

Então conheça a Miess, o maior Sex Shop do Brasil com diversos acessórios para apimentar e esquentar o clima e elevar o nível da sua relação!

Posts Similares