Mulher de loungerie, das cores rosa e preta, desabotoando a calça jeans de seu parceiro. Os dois estão de joelhos em cima da cama, coberta por lençol branco.

O que é fisting? Entenda sobre essa prática sexual

Fisting é uma prática sexual, que consiste na penetração do punho na vagina ou ânus, e pode ser realizada sozinha ou a dois. Se bem-feita, a ação é capaz de dar bastante prazer e até proporcionar orgasmos múltiplos. Porém, é preciso seguir à risca as recomendações de preparo, para que nada dê errado ou saia do controle.

Confira neste post dicas para praticar fisting de maneira segura e prazerosa.

Vamos começar a nossa explicação sobre o que é fisting da maneira mais simples possível: nada mais é do que transar com as mãos. Como assim? Consiste em inserir a mão inteira, até o punho, na vagina ou ânus.

É uma boa opção para quem quer sair da rotina, sentir e provocar novas sensações em si, no companheiro ou companheira. E, claro, ambos precisam estar de acordo.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Saiba de onde vem essa palavra

Com origem de língua inglesa, o termo fisting é oriundo de fist – “punho” em português. O sufixo “ing” dá à palavra o sentido de ação contínua, como um gerúndio. Então, traduzindo ao pé da letra seria algo como “punhando”.

O surgimento e a popularização dele durante o sexo são normalmente atribuídos à cultura LGBTQIAPN+, mais especificamente aos homens homossexuais. Foi depois que a prática se estendeu para relações entre mulheres e casais heterossexuais. Hoje, é mais comum do que parece. Pode, inclusive, ser facilmente consumido em filmes e sites pornôs, dentro do gênero fist fuck.

Mulher e homem deitados na cama se beijando e de mãos dadas.

Para citar mais um exemplo da sua crescente popularidade no meio sexual, por um pouco mais de uma década, de 2007 a 2018, existiu uma pousada na França, localizada na comuna de Assigny – aproximadamente a 189 km da capital, Paris – chamada La Fistinière. O estabelecimento era todo ambientado e pensado para os praticantes de fisting.

A pousada foi construída em uma área de fazenda por um casal homoafetivo masculino e dedicada também para casais de homens que curtiam a atividade. Atualmente, o espaço funciona apenas para workshops, festas e eventos.

Como fazer o fisting?

Apesar de o significado da palavra fazer referência ao punho, não corresponde literalmente à ação. O que quero dizer é: a imagem que vem de primeira na sua cabeça é a da mão cerrada, pronta para iniciar a penetração, certo? Porém, fisting não envolve forçar o punho fechado para dentro de uma vagina ou ânus e, sim, deslizá-lo pacientemente.

Mão com os dedos esticados e fechados, um próximo do outro, em formato de bico de pato, mostrando como faz a prática sexual fisting.

A introdução é feita de maneira cuidadosa, com os dedos esticados, em forma de bico ou coxinha, semelhante à figura de um pato, prática conhecida como silent duck – pato silencioso, em inglês.

Dicas para praticar fisting

Estimule a região

Primeiro, é importante que o festee, pessoa que vai receber a penetração, esteja relaxada e confortável. Por isso, faça uma boa preliminar e estimule a área. Lembre-se: é ela quem vai comandar todo o processo e a intensidade. Fique atenta às suas reações. O fisting é para ser prazeroso e não o contrário, com dor.

Uma dica é combinar uma palavra de segurança para ser dita quando algo estiver desagradando e quiser que a ação seja interrompida. Só não pare de forma brusca, pois você estará manuseando uma área de grande sensibilidade.

Invista em acessórios   

Você pode achar estranho ver esse tópico aqui, quando o assunto é fisting, mas tenha na cabeça que é fundamental que a área esteja dilatada o suficiente, para que a prática comece. Por isso, brinquedos eróticos podem ser uma ótima pedida, com a finalidade de acostumar a região.

Dildos e vibradores para vagina e plugs para o ânus são algumas alternativas. Na hora, se sentir necessidade, aumente gradativamente a grossura e o tamanho do brinquedo ou até mesmo escolha um inflável.

Plug Anal Start Diversão ao Cubo em Promoção

O Plug Anal Start da Diversão ao Cubo é confeccionado em material macio e flexível. Seu tamanho é perfeito para quem está iniciando a prática do sexo anal, ou tem curiosidade para saber como funciona.

Para que serve?

A região anal é cheia de terminações nervosas que, quando estimuladas corretamente, proporcionam prazer e orgasmos intensos.

Para estimular o ânus, o plug anal é um dos acessórios mais indicados. Além disso, ele também é ideal para colocar em prática fetiches, fantasias, como penetração dupla, inversão de papéis, ou para aguçar a curiosidade, estimulando a região antes da penetração.

Chegou a hora das mãos

Agora, já com o orifício alargado, inicie o processo de inserção dos dedos, um de cada vez, antes da introdução total da mão, momento em que os dedos ficam os mais próximos possíveis uns dos outros.

Com a mão completamente introduzida, em formato de pato, faça movimentos de rotação, de pulsação, ou seja, abrindo e fechando a mão, e vai e vem. Não retire a mão antes da finalização da prática, pois o risco de dificultar a reintrodução fica maior.

Mulher segurando um brinquedo sexual conhecido como plug anal em uma mão e na outra um tubo de lubrificante.

Nessa hora, aproveite para usar bastante lubrificante à base de água, é um item indispensável, tanto na vagina quanto no ânus.

Mesmo que o órgão sexual feminino possua uma lubrificação natural e que aumenta com o nível de excitação da mulher, ela é insuficiente para a prática. Já no caso do sexo anal, o uso de lubrificante é ainda mais necessário justamente por o canal anal não produzir esse recurso por conta própria.

Love Lub em Promoção

Love Lub Hot é um lubrificante produzido com o mais alto padrão de qualidade La Pimienta

Para que serve?

Super indicado para uma agradável lubrificação na hora do sexo, tanto vaginal como anal, o produto é ideal também para massagem corporal. Com sua fórmula inovadora, esse lubrificante corporal é ativado pelo calor do corpo, gerando um efeito de aquecimento que intensifica o prazer e torna a experiência ainda mais prazerosa.

Após aplicar o lubrificante no local desejado, basta um suave assopro para causar uma sensação prazerosa de esquentar a pele, fazendo com que você desencadeie as suas fantasias mais eróticas. Além disso, ele elimina o atrito da pele e facilita a penetração.

Leia também: Como fazer sexo anal seguro

Um adendo: se você estiver sozinha e não for muito flexível, não tem problema! Atualmente, já encontramos no mercado inúmeros tipos de consolos com os formatos de mãos e antebraços, para quem curte o fisting.

Quais cuidados devo ter ao fazer fisting?

Há algumas precauções a serem tomadas pelo praticante de fisting, que são essenciais para exercê-lo com segurança e de maneira saudável. Antes de começar a listar alguns deles, é recomendado que não faça o fisting com muita frequência, deixe o orifício retornar a normalidade e não use anestésicos, pois você perderá a noção de que algo possa estar te machucando.

Avaliação ginecológica

É sempre bom estar com as avaliações médicas em dia e ficar a par de qualquer problema que possa ter. Vale também para se sentir mais à vontade em arriscar e experienciar outras formas de se divertir na cama.

É por meio dessas consultas que mulheres identificam se tem, por exemplo, a vagina com diâmetro de 2,1cm, ou menos, que causa muita dor com a penetração. Assim como o vaginismo, caracterizado por espasmos ao redor do orifício da vagina, causando igualmente dor, dificuldade e até impossibilidade de realizar e manter a penetração, sem causa física.

Mulheres com essas características provavelmente não conseguem realizar o fisting vaginal, sem tratamento e acompanhamento clínico. Também, fazer uma avaliação ginecológica te dá a segurança de ausências de infecções, como as sexualmente transmissíveis (IST).

Períodos menstruais

O ideal é que se evite praticar o fisting enquanto estiver menstruada. Entenda, não é proibido, mas é aconselhável, porque durante o período menstrual, o colo uterino fica mais sensível e propenso a absorção de micro-organismos, o que aumenta o risco de infecções.

Ainda, o ato em si, aliado aos movimentos dentro do canal vaginal, estimula contrações uterinas, provocando cólicas. Pode ser um problema para as mulheres que sofrem com isso.

Você faz uso de DIU?

O Dispositivo Intra Uterino (DIU) não é impedimento para o fisting vaginal, mas alguns cuidados são importantes para ver com o seu ginecologista. Um é saber se o seu dispositivo está bem posicionado, pois na hora da prática pode haver deslocamento.

Uma mão vestindo a outra com luva de látex da cor preta.

Também, se a linha interna do DIU estiver um pouco mais longa do que o normal, ela pode enganchar no dedo ou luva da pessoa, ocasionando sua retirada.

Mais uma vez, lembre-se de que, se você usa DIU e tem interesse em iniciar a prática, é essencial consultar o seu ginecologista previamente.

Higiene é a base de qualquer prática sexual

Essa frase parece óbvia, mas é sempre bom reforçar que não se faz sexo, seja da forma que for, sem antes se higienizar e tomar as devidas precauções. Pequenas atitudes como essa, ajudam a se manter saudável e a ter um momento agradável, sem preocupações.

Higienização antes: a higienização local deve ser feita principalmente se o fisting for anal. Faça a chuca, mas não com a duchinha do banheiro de casa. Compre uma ducha própria para isso. Tome um banho antes de começar. Além de ficar limpinha e cheirosinha, vai te deixar mais relaxada.

Se a prática for vaginal, não precisa fazer a ducha interna, até porque esse tipo de procedimento remove a flora natural da mucosa, deixando a área mais propensa a infecções.

Higienização depois: o chamado aftercare é determinante para conferir o estado geral da pessoa ou se houve ou não alguma lesão local. Em caso positivo, lave a área com água e sabão neutro para remover qualquer impureza que tenha se juntado durante a prática e qualquer vestígio do lubrificante.

Irrigue com soro fisiológico, que deve ser aberto na hora do procedimento, em temperatura ambiente, e depois descartado. Se a lesão for mais séria, vá a uma unidade de saúde. Esse cuidado de higiene deve ser feito até mesmo na ausência de lesões.

Tipos de lubrificantes

Não use lubrificantes de silicone, por conta dos componentes químicos, provocadores de alergias. Os a base de água são os mais indicados. Escolha um consistente, espesso, para que não fique escorrendo.

Se preferir algo mais natural, uma opção é o óleo de coco, que ainda é hidratante, antifúngico, anti-inflamatório e cicatrizante. É só deixá-lo um tempinho na geladeira, para que ele fique com uma consistência melhor.

Unhas e uso de luvas

A gente sabe que lavar as mãos é o mínimo, mas e usar luvas no fisting? É válido para evitar contaminações cruzadas. É uma escolha segura, limpa e prática, assim como cortar as unhas, evitando, também, ferimentos.

No vídeo abaixo, a Larissa Coradetti, social media e influencier da Miess, fala um pouquinho sobre cada um desses tópicos que conversamos acima:

Quais são os riscos de se praticar fisting?

Antes de começar a praticar, saiba que o fisting pode ser perigoso e trazer uma série de problemas à saúde se não for feito corretamente. Por isso, ainda é um tema controverso entre a classe médica.

Dependendo do tamanho da mão ou antebraço introduzidos no ânus e vagina, há a possibilidade de rompimento das fibras musculares, mesmo que ambos tenham músculos capazes de se adaptarem ao tamanho do que entra e sai.

“Pode haver incontinência intestinal e urinária, problemas de bexiga baixa, perda involuntária de fezes, gases e urina. Sem contar com possíveis cortes e fissuras que podem causar inflamações e infecções.”

Celso Marzano, médico e sexólogo, em entrevista para o portal Metrópoles.

Outra situação é o risco de laceração ou perfuração da vagina, períneo, reto ou intestino grosso, resultando em lesões, hemorragias e até morte.

Mas calma, não se assuste! Fazer o fisting da maneira certa promove sensações incríveis e indescritíveis! Com todos os cuidados exercidos, no fim é só alegria e prazer!

Quer deixar o clima mais quente?

Então conheça a Miess, o maior Sex Shop do Brasil com diversos acessórios para apimentar e esquentar o clima e elevar o nível da sua relação!

Posts Similares