Desenhos do vegetal maca peruana, na cor amarela e em fundo branco. Entre as imagens estão escritas a palavra "maca".

Conheça os benefícios da maca peruana

Você já deve ter escutado falar sobre maca peruana. Esse fitoterápico tem ganhado popularidade nos últimos anos no Brasil devido aos inúmeros benefícios para a saúde.

Segundo estudos, consumir maca peruana aumenta a libido, melhora sintomas da menopausa, fertilidade, disfunção erétil e contagem de espermatozoides. Vamos explorar mais profundamente esses aspectos e desvendar os motivos por trás da popularidade desse tubérculo.

Origem da planta

Natural da região dos Andes, no Peru, a maca peruana é um tubérculo – semelhante a um rabanete – consumido há séculos pelos nativos da região.

Há mais de dois mil anos é reconhecida pelos seus efeitos na função sexual, fertilidade e auxílio na reprodução humana. É, inclusive, apelidada de “Viagra dos incas”. Isso acontece por causa das altas concentrações de ferro, cálcio e zinco presentes em sua composição.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

A maca peruana afeta diretamente na melhora do desejo sexual. Aumenta a libido, tanto no homem quanto na mulher, pois possui propriedades estimulantes.

Tais Rodrigues, nutricionista especializada em nutrição esportiva, em entrevista para o Eu Atleta.

No entanto, foi apenas a partir da década de 1990, que a maca ultrapassou a fronteira peruana e começou a ser difundida pelo mundo. Logo chamou atenção pela grande quantidade de nutrientes e minerais que possui, localizados principalmente em sua raiz.

Quais os benefícios de se tomar a maca peruana?

Para começar, a maca é definida por muitos como um superalimento, por sua complexidade e abundância nutricional.

É composta por proteínas, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, magnésio, fósforo, fibras e vitaminas, como B, C, D e E. Por isso, sua ingestão ajuda no combate ao estresse, envelhecimento da pele e controle do apetite, favorecendo o emagrecimento.

Ela aumenta a libido, a energia, potência sexual, auxilia na regulação de hormônios femininos e masculinos, além de diminuir o cansaço excessivo. As macamidas, também presentes no tubérculo e geralmente encontradas em plantas, possuem ação anti-inflamatória.

Vegetal chamado maca peruana, de cor amarela, em duas formas físicas: em pó, dentro de um recipiente de vidro, e em unidades in natura.

De acordo com o artigo Maca peruana (Lepidium Meyenii Walp): Panorama Atual, publicado pela Universidade de São Paulo (USP), o consumo do alimento foi associado à melhoria das condições de saúde, após uma comparação entre pessoas que fazem o seu uso e outras que não a utilizam.

Benefícios para as mulheres

Para as mulheres, os benefícios da maca peruana foram: melhora nos sintomas da menopausa, como irritabilidade e sudorese noturna, e do orgasmo na pós-menopausa, por causa da ação anti-fadiga do suplemento.

“Durante a menopausa, quando os ovários perdem sua função de produzir estrogênio, sintomas como ‘ondas de calor’ e cansaço passam a surgir como consequência. O uso da maca para essas pacientes demonstra melhora nesse tipo de incômodo.”

Danielle Miranda, nutricionista especialista em fitoterapia, em entrevista para a BBC News Brasil.

Também foram notados efeitos atenuantes em relação à osteoporose feminina, problema normalmente associado ao processo de envelhecimento e alterações hormonais na menopausa. O estudo mostra que o vegetal aumenta a densidade mineral óssea e auxilia na reversão da perda óssea.

Seis cápsulas de maca peruana

Benefícios para os homens

Já nos homens, os benefícios da maca peruana estão na melhora da disfunção erétil, diminuição no tamanho da próstata, em casos de hiperplasia benigna, no aumento da motilidade (movimentação) e contagem de espermatozoides. Outras duas pesquisas, da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, e da Czech University of Life Sciences Prague, na República Tcheca, também comprovam os mesmos benefícios.

Benefícios para todos

A maca peruana tem, ainda, propriedades energizantes e antioxidantes, proporciona efeitos benéficos ao cérebro e à memória, e aumenta a performance esportiva. Além disso, combate à depressão e ansiedade, graças aos flavonoides encontrados nela, responsáveis por causar maior disposição e ânimo.

Mais um efeito interessante é o controle da glicemia, pois a maca diminui a absorção de glicose no organismo, tornando-se uma aliada no combate ao diabetes – uma preocupação mundial. De acordo com uma série de artigos divulgados recentemente pelo periódico The Lancet, até 2050 mais de 1,3 bilhão de pessoas viverão com a doença.

Diferenciais da maca peruana

Veja as principais vantagens da maca peruana na tabela abaixo:

Energia e Resistênciaa maca peruana é frequentemente consumida para aumentar os níveis de energia e resistência, ajudando as pessoas a enfrentar a fadiga e melhorar o desempenho físico
Equilíbrio HormonalÉ considerada um adaptógeno, ou seja, ajuda a equilibrar os hormônios do corpo, especialmente em mulheres durante a menopausa, aliviando sintomas como ondas de calor e alterações de humor
Saúde SexualAjuda na libido e na função sexual
FertilidadeMelhor qualidade do esperma em homens e aumento da fertilidade
Bem-estarApresenta efeitos positivos no humor e na saúde mental, ajudando a reduzir a ansiedade e a depressão
Nutrientes EssenciaisÉ rica em nutrientes importantes, incluindo vitaminas B, C e E, cálcio, ferro, zinco e aminoácidos, que são essenciais para a saúde geral do corpo
ImunidadeSeu conteúdo nutricional pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções e doenças

Tipos de maca peruana

Existem pelo menos 13 variedades da planta, mas são três delas as mais conhecidas: amarela, vermelha e preta.

Três tipos de maca peruana em pó: vermelha, amarela e preta, cada uma em uma colher branca, em cima de uma mesa de madeira.
  • Amarela: corresponde a cerca de 60% das macas colhidas no Peru. É a mais comum, utilizada e pesquisada. Suas propriedades aumentam a energia, melhoram a concentração e hormônios de equilíbrio, por isso são ideais para atletas.
  • Vermelha: tem o sabor mais adocicado e níveis fitoquímicos mais elevados que as demais. É conhecida como o tipo mais eficaz para as mulheres por causa de seus efeitos de equilíbrio hormonal e ação na saúde óssea.
  • Preta: é a mais rara de todas as cores, totalizando cerca de 15% da safra anual. Estudos mostram que é a mais eficaz para os homens, especialmente para ganho muscular, resistência, foco mental e libido. Ela também ajuda na memória.

Como usar?

A maca peruana é comercializada em pó ou em cápsulas. A primeira opção dá mais possibilidades de consumo, pois pode ser ingerida em conjunto com alimentos. Basta colocar a criatividade para funcionar!

Você pode adicionar o pó da raiz de maca em iogurtes, vitaminas e sucos. Outra ideia é colocá-lo na água quente com rodelas de limão, simulando um chá, ou no leite de sua preferência, misturando com cacau em pó. Mas, cuidado! A maca pode perder propriedades em temperaturas muito elevadas.

 A indicação para a ingestão diária é de 500mg a 3g. No entanto, é importante consultar o médico antes de iniciar a suplementação. A dose adequada para cada pessoa depende de vários fatores: administração de outros medicamentos conjugados, faixa etária, peso, estilo de vida e enfermidades pré-existentes.

No vídeo abaixo, a nutricionista Patricia Leite dá algumas dicas, como os benefícios da maca peruana, para que serve e como usá-la:

Produtos com maca peruana na Miess

Tesão de Égua Sexy Fantasy

O Tesão de Égua da Sexy Fantasy é um estimulante feminino ideal para mulheres que buscam maior disposição para as noites a dois, agindo como um afrodisíaco, ou para dias casuais que precisam de um empenho a mais.

Ele leva em sua composição extrato de maca peruana, cafeína, taurina, entre outros ingredientes que aumentam a disposição.

Para tomá-lo é muito fácil, basta apenas misturá-lo em qualquer tipo de bebida, seja ela quente ou fria.

banner com imagem do energético feminino tesão de égua da sexy fantasy

Lavitan Viron Maca Peruana

O Lavitan Viron Maca Peruana é um suplemento alimentar à base de maca peruana, guaraná, açaí, vitaminas do complexo B, vitaminas C, E, zinco e magnésio. 

Além de melhorar a disposição sexual, esse suplemento alivia a menopausa, diminui o cansaço e aumenta a disposição.

banner com imagem da embalagem do suplemento lavitan maca peruana

Magic Potion Lubs

Outra opção de produto que leva maca peruana na composição é o Magic Potion da Lubs. Como o nome sugere, trata-se de um pozinho mágico que vai trazer mais estímulo, melhorando a sua disposição e te ajudando a ter um gás a mais na hora H.

Ele possui um trio de ingredientes estimulantes naturais, que são pura magia: maca peruana, cacau e maná cubiu – Planta Alimentícia Não-Convencionais (PANC) rica em ferro e vitaminas.

banner com imagem do suplemento magic lub da lubs

Quem não pode tomar a maca peruana?

O uso da maca não é recomendado durante a gravidez e amamentação, nem para pessoas com alterações hormonais diagnosticadas, endometriose ou fibrose uterina. Quem tem síndrome do intestino irritável, é bom evitar, visto que o alimento possui uma alta quantidade de fibras.

Além desses casos, Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), não recomenda o consumo por mulheres que tiveram câncer, especialmente o de mama, que muitas vezes está relacionado ao estrogênio. O motivo é a ação da maca de mimetizar hormônios sexuais, incluindo estrogênios e androgênios.

Suplementos em Promoção

Se você está à procura de suplementos para aumentar a disposição para enfrentar as atividades diárias ou para potencializar a energia e aumentar a libido entre quatro paredes, a Miess é o lugar certo! Aqui, você encontra suplementos de marcas renomadas no mercado, que contam com componentes poderosos, como a famosa maca peruana, vitaminas, guaraná e cafeína!

Posts Similares