desodorantes íntimos

Desodorante íntimo Feminino: MENTIRAS e verdades que você precisa conhecer

Muitas pessoas usam os chamados produtos femininos como desodorantes íntimos na esperança de se sentirem limpas e frescas. Esses produtos realmente ajudam a manter a saúde genital?

Neste artigo da Miess Sex Shop vamos explorar as peças de 1° de abril e as verdades sobre os desodorantes íntimos, a diferença entre vulva e vagina e como podemos prevenir maus odores na região.

banner_blog(desodoranteintimo) (1)

Noções básicas de vulva e vagina

Primeiro devemos entender o que é vulva e vagina e se há diferença. O que você acha?

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Em termos médicos, a vagina refere-se ao trato muscular interno que se estende do colo do útero até a abertura vaginal. Já a vulva, é a parte externa do trato genital feminino, que inclui:

  • os lábios internos e externos (lábios menores e maiores)
  • a glande do clitóris (a parte externa do clitóris) e o capuz do clitóris (a dobra de pele que protege a glande do clitóris)
  • o vestíbulo (que circunda a abertura vaginal)
  • a abertura uretral

Para manter a saúde vulvar e vaginal, uma pessoa deve garantir que dois aspectos importantes permaneçam equilibrados: seu pH, sendo uma medida que denota a acidez ou alcalinidade de algo, e seu equilíbrio bacteriano.

Estudos indicam que o pH vulvar é geralmente de 3,5 a 4,7, enquanto o pH vaginal varia conforme a idade da pessoa e o estágio do ciclo menstrual.

Portanto, antes que uma pessoa atinja a idade reprodutiva e comece a menstruar, seu pH vaginal será 7 (neutro), enquanto uma pessoa em idade reprodutiva pode ter um pH vaginal de 3,8 a 4,4. 

Na menopausa, depende se uma pessoa realiza ou não a terapia de reposição hormonal, seu pH vaginal pode ser 4,5-5 ou 6,5-7.

Microbioma na vagina X vulva

Quando se trata de entender o que constitui um microbioma equilibrado na vagina X vulva, no entanto, as coisas ficam menos claras.

Na vagina, as populações bacterianas mudam dependendo da fase do ciclo menstrual e, de acordo com alguns estudos, pessoas de diferentes etnias também têm microbiota vaginal diferente.

Quanto à microbiota vulvar, os especialistas realizaram apenas alguns estudos visando determinar como deve ser uma população bacteriana vulvar normal. 

Dito isto, pesquisas existentes sugerem que a vulva apresenta naturalmente bactérias presentes na vagina, bem como algumas espécies presentes nas fezes de uma pessoa.

No entanto, como conclui um estudo que nomeia essas características, a vulva é mais complexa do que se pensava originalmente, pois as populações bacterianas vulvares parecem variar muito entre as pessoas.

Veja também:

Desodorante íntimo

A primeira pegadinha de 1° de abril sobre os desodorantes íntimos é que sua principal função não é impedir o suor na região. Ele serve para diminuir os odores e não para melhorar a higiene íntima ou para reduzir a transpiração na região da vulva. 

desodorantes ínitmos

Em sua fórmula estão presentes substâncias que envolvem as bactérias que causam o cheiro. Elas continuam vivas, mas não conseguem exalar odor.

Aí está a segunda mentira, o  desodorante íntimo não é um bactericida, diferentemente de alguns sabonetes íntimos. Os desodorantes íntimos são geralmente feitos com substâncias hipoalergênicas, que não devem provocar irritação e causa interferência mínima no microbioma da pele.

Fique atenta, a utilização regular dos desodorantes pode mascarar possíveis infecções, por amenizar odores sinalizadores de doenças. 

desodorantes ínitmos

Além disso, se o produto entrar em contato com a parte interna da região íntima, pode desequilibrar o pH da vagina, prejudicando as bactérias responsáveis pela proteção natural e isso pode facilitar o aparecimento de problemas futuros.

Os desodorantes íntimos (ou vaginais) são relativamente novos no mercado, portanto, não há consenso entre os especialistas ainda. Alguns dizem que não tem problema utilizar o desodorante íntimo e outros acreditam que o produto é desnecessário.

Mas, o cosmético pode ser um aliado da mulher que vai ficar fora de casa por muitas horas, que vai sair da academia e ir direto para outro compromisso ou em dias muito quentes. Isso é verdade. Observe as recomendações:

  • Use sabonetes neutros e muita água para higiene;
  • Aplicar o desodorante após o banho;
  • Aplicar apenas na parte externa da região íntima e na virilha
  • Espirrar o produto na calcinha, é uma opção.

Confira os desodorantes íntimos disponíveis no site da Miess SexShop:

Desodorantes íntimos clareador redutor de pelos e rejuvenescedor 50ml daxx

Desodorantes íntimos de menta 35ml no atacado kit com 10 unidades hot flowers

Sedução desodorantes íntimos em aerossol proteção e sensualidade jato seco 100ml sofisticatto

Outras maneiras de prevenir o desequilíbrio vaginal

Crie hábitos simples como o uso de sabonetes neutros e muita água, para manter a saúde e o equilíbrio genital feminino.  Dormir sem calcinha ou usar calcinhas de algodão e evitar o uso de calças apertadas. Além disso, usar absorvente íntimo diário ajuda a manter a vulva e vagina frescas. 

calcinha de algodão

Esses hábitos devem ser adotados para minimizar o risco das mulheres sofrerem com o desconforto do suor nesta região. Lembre-se: uma vulva abafada e suada é uma vulva triste.

Calcinha de algodão sua melhor amiga

A calcinha de algodão é indicada por trazer muitas vantagens, como proteger a saúde íntima e trazer conforto diário. O algodão ajuda a evitar doenças e alergias na região da virilha, corrimentos, infecção urinária, candidíase e outros. Isso porque o algodão contribui para a respiração local. Além de não reter o suor e permitir a evaporação das secreções normais do organismo da mulher.

Tanga paola microfibra

Os especialistas a indicam bastante, mas se você decidir não adotar esta ideia, pelo menos opte por elas nas horas em que você vai se exercitar.  É necessário evitar materiais sintéticos 100% do tempo. 

A Miess tem um catálogo repleto de opções de calcinha de algodão para seu conforto e saúde. Vamos para alguns modelos que selecionamos para você.

Tanga conforto cirléia em algodão patitex

Calcinha cotton lisa com elástico cós largo rexton

Tanga ana paula listrada em algodão patitex

Tanga giovanna com detalhes em renda patitex

Cinta lily rendada em algodão patitex

Posts Similares