mulher vestindo calça branca com as mãos na região da vagina

Conheça as causas da dor na vagina

Assuntos relacionados à saúde íntima feminina ainda carregam muitos tabus. É o caso, por exemplo, da dor na vagina, um problema que pode ter diversas causas e se manifestar de formas diferentes em cada mulher.

Contudo, a falta de um diálogo aberto sobre a questão faz com que muitas mulheres não conheçam realmente os seus corpos. Isso é um problema pois causa sofrimentos e preocupações – mas que pode ter solução.

Por isso, neste post, vamos entender algumas das principais e mais comuns causas para a dor na vagina. Além disso, vamos investigar como é possível tratar essas dores, buscando um alívio para esses desconfortos. Entretanto, não esqueça de, caso necessário, consultar um médico.

Entendendo a dor na vagina

A dor na vagina é um problema que pode afetar qualquer mulher, independentemente da idade e de sua vida sexual. Isso porque é um termo muito amplo, que engloba diversos tipos de desconfortos que, consequentemente, podem ter diversas causas.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Assim, irritações, alergias, ardências e inflamações são exemplos de incômodos comuns. Apesar de serem situações comuns para qualquer mulher, é necessário estar atenta para o caso de essas dores serem persistentes. Uma vez que cada caso é um caso e que cada organismo tem suas individualidades, é importante fazer exames de rotina com um especialista.

Muitas vezes, a dor na vagina pode não durar muito tempo e ser resultado apenas do uso de uma roupa mais apertada. Contudo, se ela vem acompanhada de outros sinais, é aí que se torna necessário buscar solucionar o problema com um médico, que terá os tratamentos adequados.

Por isso, é sempre importante conhecer o próprio corpo e identificar aquilo que é normal ou não. Dessa forma, se alguma coisa está diferente, conseguimos solucioná-la brevemente e reduzir os desconfortos.

mulher de calça jeans com as mãos na região genital

No que ela pode resultar

Uma vez que, como já mencionado, existem diferentes tipos de dores vaginais, nem todas têm os mesmos resultados. Porém, algumas situações podem ser sentidas pelas mulheres que lidam com esse problema.

A dor na vagina tem implicações diretas na vida sexual da mulher. Afinal, esse desconforto constante pode fazer com que a prática do sexo seja muito dolorida, causando grande desconforto na penetração ou até a impedindo de acontecer.

Consequentemente, a prática sexual deixa de ser prazerosa para essas mulheres, incapacitando-as de atingir o orgasmo. Além disso, quem sofre com esse tipo de problema também pode ter baixa libido.

Outra consequência comum é que essas dores podem resultar na secura vaginal ou na alteração das secreções. Portanto, é necessário estar atenta para os sinais que seu corpo pode te dar a respeito de problemas que ele esteja enfrentando.

O que pode causar a dor na vagina

As causas para a dor na vagina também podem ser muito diversas, variando para casos mais simples, até os mais complexos. Dependendo do que for o causador do problema, é possível que ele ocasione um desconforto mais ou menos forte, e mais ou menos duradouro.

Desse modo, algumas situações cotidianas podem resultar nessa sensação dolorosa. Por exemplo, uma alergia a um sabonete ou preservativo, o uso de uma roupa mais apertada ou até mesmo o material da sua roupa íntima são alguns causadores de irritações. Falando sobre esse último, tecidos sintéticos podem impedir a respiração da região, o que pode causar coceira, alergias e dores.

Entretanto, se essa dor é recorrente e acompanhada de outras reações do corpo, é possível que ela tenha alguma relação interna com o corpo, podendo ser uma infecção mais séria. Esses são os casos que mais precisam de atenção e, no caso de persistência, precisam de acompanhamento médico.

mulher sendo examinada por ginecologista para entender causas da dor na vagina

Fechando diagnósticos

Se você estiver procurando tratar a dor na vagina, é essencial se consultar com um ginecologista, que poderá encontrar as causas e tratamentos para o seu caso específico.

De modo geral, é possível diagnosticar a dor por meio de um exame pélvico, no qual o médico analisará visualmente a região genital de modo a identificar possíveis sinais de infecção ou feridas que possam estar causando o problema.

Além disso, com o objetivo de fechar o diagnóstico e examinar de forma mais aprofundada, o ginecologista pode pedir alguns outros exames. Por exemplo, ultrassons, ressonâncias magnéticas e radiografias. Novamente, isso irá depender de cada caso em específico.

Os tratamentos para dor na vagina

Após identificar qual está sendo a causa para a dor sentida, o especialista poderá indicar o tratamento adequado. Em casos mais simples, medicamentos, antibióticos e pomadas para uso local costumam ser suficientes; já em situações mais complexas, cirurgias podem ser necessárias.

Contudo, no caso de a dor vaginal ser causada por algum cisto ou uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), haverá algum tipo de tratamento mais específico.

Aliviando a dor na prática

Uma importante forma de tratar e prevenir esse tipo de desconforto é por meio da fisioterapia pélvica. Popularmente conhecida como pompoarismo, a técnica tem como objetivo fortalecer os músculos do assoalho pélvico, o que melhora a circulação sanguínea e previne problemas na região. Assim, se praticada diariamente, ela pode ajudar com as dores, além de contribuir para um melhor desempenho sexual.

imagem de bolinhas de pompoarismo na cor rosa em um fundo lilás

Fique atenta às suas roupas: vestir calças e shorts apertados e de tecidos que possam causa irritações pode favorecer o surgimento de dores na região íntima.

O mesmo vale para a roupa íntima. Desse modo, evite calcinhas de materiais sintéticos, preferindo calcinhas de algodão, já que o tecido permite manter a região seca e livre de umidade, que pode causar infecções.

Na hora de fazer a higienização dessa parte do corpo, procure não utilizar sabonetes com perfume ou outros componentes que possam causar alergia. Além disso, é importante fazer a limpeza de forma suave, sem esfregar exageradamente e acabar machucando.

Por fim, uma forma que pode ajudar a reduzir as dores na região é a utilização de compressas geladas. Contudo, se o desconforto persistir, procure um especialista.

Acessórios para Pompoarismo em Promoção

Encontre na Miess, o maior Sex Shop do Brasil, acessórios com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros para treinar os músculos do assoalho pélvico e aprimorar habilidades do pompoarismo. Temos pesos, kit para pompoarismo, bolinhas para pompoar, entre outros produtos incríveis.

Posts Similares