Casal ao fim de um relacionamento.

Como terminar um relacionamento?

Infelizmente, muitas relações amorosas acabam deixando de fazer sentido após certo período. Com isso, surgem as brigas, o afastamento e a grande dúvida: como terminar um relacionamento?

Esse momento certamento não é fácil, contudo, é sempre importante tentar torná-lo o menos conturbado possível. Afinal, quando um namoro ou casamento acaba em brigas, ambos os envolvidos saem feridos.

Por isso, neste post, daremos dicas de como terminar um relacionamento de forma mais saudável, tomando cuidado para não ferir os sentimentos do outro e de si mesmo. Dessa forma, será possível superar esse momento e conseguir seguir em frente.

Quando terminar um relacionamento?

Términos são eventos comuns nas vidas amorosas. Obviamente, ninguém começa uma relação desejando que eles aconteçam, entretanto, acaba sendo o destino de diversos casais. Portanto, saber lidar com essas situações tristes e determinantes vai definir a forma como vocês seguirão em frente.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Não existe momento exato ou obrigatório para dar fim a um relacionamento, mas é necessário saber ser verdadeira consigo mesma. Dessa forma, é essencial analisar a forma como sua vida conjugal está correndo e definir: vale a pena continuar tentando ou não há mais jeito?

Isso porque prorrogar o inevitável só faz com que o clima entre os dois fique mais tenso. É aí que estouram as grandes brigas, e o processo de terminar o relacionamento será certamente mais doloroso e cheio de ressentimentos.

Casal de costas um para o outro pensando em terminar o relacionamento.

Portanto, não importa se a relação é de anos ou apenas de um mês, se ela não está sendo saudável para você, saiba estabelecer seus limites – tomando cuidado para não ferir o parceiro. Não prolongue situações que não irão para a frente apenas por comodidade, por ser mais fácil.

Às vezes, a relação só não era para ser, e permanecer com alguém tóxico ou por quem você não sinta nada é sinônimo de infelicidade. Além disso, essa relação estática é o que está te impedindo de conhecer novas pessoas que possam vir a ser seu par ideal.

Existe jeito fácil de terminar um relacionamento?

De modo geral, não. Mesmo quando o casal termina de forma amigável e em comum acordo, conviver com um final não é simples. Isso porque é preciso se readaptar a uma rotina na qual aquela pessoa não faz mais parte, e as memórias sempre insistem em voltar.

Contudo, é possível terminar um relacionamento de forma amena. Tudo depende da maturidade do casal para lidar com a situação. Em muitos casos, se ambas as partes estiverem dispostas a conversar, o final pode ser muito mais tranquilo e o recomeço mais suave.

Casal pensando em terminar relacionamento.

Dicas para terminar um relacionamento

Para te ajudar a terminar o seu relacionamento que não está sendo proveitoso, preparamos uma lista de dicas. Assim, se você conseguir lidar com esse evento com calma e pensando no que será melhor para a sua saúde mental, o término será menos conturbado.

Converse com seu parceiro sobre os motivos

Ninguém é obrigado a entender o que se passa na cabeça de outra pessoa, portanto, deixe os motivos para você desejar o término explícitos para o outro. E isso só poderá ser feito por meio de uma conversa – não use de indiretas!

Seja verdadeira com seu parceiro e consigo mesma. Assim, antes de ter a conversa, tenha um momento de autoconhecimento e tente compreender o que está sentindo. Se necessário, escreva seus sentimentos de modo a conseguir organizar o que precisa dizer.

Além disso, também seja receptiva ao lado oposto da conversa. É preciso que ambos estejam dispostos a ouvir o que o outro tem a dizer e sejam compreensivos. Com motivos claros, nada fica por dizer e é mais fácil lidar com o término.

Casal conversando

Não minta sobre seus sentimentos

É extremamente importante ser honesta com o seu parceiro na hora do término. Isso porque expor sentimentos que não são verdadeiros pode fazê-lo achar que ainda há chance de voltar atrás, de te reconquistar. Especialmente quando a decisão do término vem mais de um lado do que do outro.

Portanto, é essencial dizer aquilo que você está ou não sentindo ou pensando, obviamente tomando cuidado para não ferir o outro desnecessariamente. Desse modo, fique atenta para não ser cruel, apenas querendo ser sincera.

Tenha respeito pela história que vocês viveram

Apesar de ter chegado ao fim, o romance que você viveu com o seu ex certamente promoveu momentos memoráveis e especiais na sua vida. Por isso, após o término, é sempre importante manter o respeito pela antiga relação, por quem era seu parceiro e, consequentemente, por você mesma.

Assim, priorize a manutenção de um respeito mútuo pela pessoa com quem você se relacionou, compreendendo seus sentimentos e evitando exaltar os ânimos. Além disso, um pilar desse respeito é também evitar expor o seu ex, não falando mal dele para família e amigos, nem nas redes sociais. O que aconteceu na relação diz respeito ao casal apenas.

Prefira terminar pessoalmente, mas atente-se ao momento

Por mais que a conversa para terminar um relacionamento seja difícil e que surja a vontade de fugir dela, é essencial tê-la pessoalmente. A razão disso é muito simples: não dá para saber o tom da fala de alguém por uma mensagem, além de ser muito impessoal. Assim, conversar cara a cara permite com que ambos sejam verdadeiros e demonstrem consideração pelo outro.

Contudo, tome alguns cuidados na hora de escolher quando e onde terminar. Isso porque fazê-lo em um feriado, data especial ou momento em que o outro está passando por algo muito difícil pode tornar o final ainda mais traumático. O mesmo vale para o local: evite lugares públicos, como restaurantes ou cafeterias, onde as pessoas ao redor podem ficar desconfortáveis. Privacidade é a chave.

Casal conversando sobre terminar relacionamento.

Siga em frente e cuide de si mesma

Terminar um relacionamento não é o fim do mundo, na verdade, é um recomeço. Desse modo, quando acontecer, tenha seu momento de chorar um pouco e se permita sentir e desabafar tudo o que estiver sentindo. Contudo, é essencial se recompor e seguir adiante.

Afinal, sua relação que não estava funcionando pode até ter terminado, mas isso significa que agora você pode conhecer novas pessoas e possibilidades. Portanto, o mais importante é estar aberta para o que está por vir e valorizar a si mesma, cuidando do seu bem-estar físico e mental.

Posts Similares