Coletor menstrual ao lado de flores.

Como usar coletor menstrual?

Atualmente, existe uma série de alternativas para se usar durante a menstruação para além dos absorventes comuns. Contudo, podem surgir algumas dúvidas sobre o funcionamento e a colocação delas. Por exemplo, como usar coletor menstrual?

Esses copinhos de silicone estão ganhando cada vez mais adeptas devido à sua facilidade e à sustentabilidade. Além disso, devido à sua longa vida útil, são uma opção mais econômica!

Por isso, continue lendo para saber mais sobre como usar coletor menstrual, incluindo um passo a passo para posicioná-lo e a melhor forma de higienizá-lo.

O que é o coletor menstrual?

O coletor menstrual nada mais é do que uma espécie de copinho feito de silicone que serve para armazenar o sangue da menstruação. Para cumprir essa função, ele tem um formato parecido com um sino de cabeça para baixo, além de ser feito de material antibacteriano e hipoalergênico.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Assim, ele deve ser inserido no canal vaginal, o que é possibilitado pela sua composição maleável. Lá, dependendo do seu fluxo, ele pode ficar por um período de até 12 horas. Inclusive, é seguro utilizá-lo para dormir!

Contudo, para quem tem fluxos mais intensos, ou está nos primeiros dias da menstruação, é importante checá-lo a cada 4 ou 6 horas.

Seu formato possibilita a criação de um vácuo no canal vaginal, o que evita vazamentos. Além disso, pode ser que ele cause algum desconforto no primeiro uso, mas, com o costume e o tamanho adequado, é possível nem sentir que você está usando-o.

coletor menstrual em um fundo rosa claro para ilustrar um post sobre como usar coletor menstrual

Benefícios de usar coletor menstrual

Usar coletor menstrual é uma ótima alternativa para quem tem uma rotina agitada. Isso porque não é preciso ter a preocupação de ficar checando o absorvente de pouco em pouco tempo.

Além disso, os coletores menstruais apresentam grande custo benefício. Apesar de o preço poder assustar a princípio – custando em média R$60,00 -, ele pode ser usado por 1 ou até mesmo 5 anos, dependendo do fabricante. Assim, é uma grande economia em comparação aos preços dos absorventes descartáveis comuns.

Por fim, os absorventes comuns, devido à sua composição com plástico, podem demorar mais de 400 anos para se decompor. Desse modo, usar coletor menstrual ajuda a reduzir essa criação e descarte de resíduos poluentes para o meio ambiente.

Como saber qual modelo usar

Variando de acordo com seu tamanho, o copinho do coletor menstrual pode armazenar de 20 até 40 ml do sangue da menstruação – ou seja, a capacidade de 2 a 3 absorventes comuns. Portanto, na hora de escolher seu tamanho, é importante levar seu fluxo em consideração.

Além disso, cada pessoa tem a sua anatomia própria, e algumas podem não se sentir confortáveis com os formatos maiores. Assim, é melhor começar com o modelo menor, até encontrar aquele que mais se adapta ao seu corpo.

Existem diversas marcas desse produto no mercado, inclusive de ótima qualidade. Por isso, na hora de comprar, você pode pesquisar a avaliação das usuárias. E não se esqueça de conferir se ele tem registro na ANVISA e se foi aprovado pelos órgãos regulatórios.

Coletores Menstruais vendidos na Miess

Aqui na Miess, nós temos diversas opções de coletores menstruais e acessórios para a esterilização. Venha conferir e encontrar o ideal para você:

Coletor Menstrual tamanho A Inciclo

O Coletor Menstrual Modelo A da Inciclo é indicado para mulheres com mais de 30 anos ou para aquelas que já passaram por algum tipo de parto, pois ele irá se ajustar perfeitamente ao seu corpo, proporcionando mais segurança e confiança durante o seu uso.

Coletor Menstrual tamanho A Inciclo.
Panelinha Esterilizadora em aço porcelanizado Inciclo

A Panelinha Esterilizadora em Aço Porcelanizado Inciclo é um acessório essencial para limpar o seu coletor menstrual após o seu uso, garantindo a limpeza profunda do seu aliado “naqueles dias”.

Panelinha esterilizadora em aço porcelanizado Inciclo.
Kit de Coletores Menstruais com dois modelos A e B Inciclo

Este Kit de Coletores Menstruais da Inciclo contém tanto o já citado Modelo A de Coletor Menstrual, quanto o B. O Modelo tipo B é feito para mulheres de 20 a 29 anos que nunca tiveram filhos. Contudo, a quantidade de fluxo, porte físico, altura do colo do útero e o fato de praticar atividades físicas não interferem na escolha do modelo.

Coletores Menstruais com dois modelos A e B Inciclo.

Existem contraindicações para usar coletor menstrual?

Qualquer mulher pode usar coletor menstrual, inclusive quem nunca teve relações sexuais – ainda que a inserção possa causar a ruptura do hímen. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados.

Confira se o produto contem algum material que te cause alergia na composição. Se ele causar alguma reação adversa, suspenda o uso e consulte um ginecologista. O mesmo vale para mulheres que possuam alguma alteração no canal vaginal ou colo do útero e sintam desconforto ao colocá-lo.

Além disso, o coletor menstrual também deve ser evitado por mulheres durante o puerpério, ou seja, os 42 dias após o parto. Quem possui DIU deve tomar cuidado para não tracionar o fio.

Passo a passo de como usar o coletor menstrual

Agora que já falamos dos benefícios do coletor menstrual, resta apenas explicar como usá-lo. Por isso, confira o passo a passo.

  • Higienização: Lave as mãos e o coletor;
  • Dobre o coletor: Para que ele caiba no canal vaginal, é preciso dobrá-lo. Dependendo do que for mais confortável para você, pode ser ao meio, formando um C, ou em formato de S;
  • A posição: Também vai depender de como você se sentir confortável. Assim, pode ser agachada, em pé, sentada no vaso sanitário, etc;
  • O auxílio das mãos: Abra os lábios vaginais de modo a possibilitar a inserção do coletor menstrual na entrada da vagina. Depois, com o dedo indicador, empurre-o para dentro.

Por fim, basta verificar se ele está na posição correta, ou seja, totalmente aberto, ou causando algum desconforto. E detalhe: a haste deve ficar para fora mesmo.

Caso você ainda esteja nos primeiros usos e tenha medo de vazamentos, pode também colocar um absorvente comum para te trazer mais segurança. Com o tempo e o conhecimento de seu corpo e fluxo, isso pode não ser mais necessário.

Mulher segurando coletor de modo a indicar como usar coletor menstrual.

Como retirar o coletor menstrual

Para removê-lo, basta puxar com cuidado a haste e, se necessário, é só empurrá-lo levemente com os dedos – corretamente higienizados, não esqueça!

Tome cuidado para que o sangue não derrame, e o descarte no vaso sanitário. Por fim, basta higienizá-lo, como vamos explicar a seguir.

A higienização do coletor

Cada fabricante tem as suas explicações para a melhor manutenção do coletor. Por isso, confira as especificações na embalagem.

Contudo, a higienização costuma ser igual para todos os produtos. Assim, basta deixá-lo em água fervente por 5 a 10 minutos, utilizando sabão neutro caso necessário. Sempre enxague bem o coletor.

Além disso, tome cuidado para que o recipiente utilizado seja próprio para a alta temperatura da água, não liberando substâncias nocivas.

Coletor menstrual em fundo marrom com flores e folhas.

Higiene em Promoção


A Miess oferece uma seleção diversificada de produtos cuidadosamente escolhidos para manter a higiene e o bem-estar íntimo. Aqui você encontra Absorventes e Coletores Menstruais, Duchas Higiênicas, Desodorantes Íntimos, e muito mais, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares