Mulher se olhando no espelho se sentindo afetada pelo body shaming.

Body shaming: o que é e dicas para combater

É impossível viver sem se sentir pressionado pelos padrões sociais e estéticos que a sociedade e a mídia impõem sobre todos nós. Assim, é dentro dessa temática que um termo se popularizou: o body shaming.

Mas você sabe o que ele significa? Preparamos um post completo para explicar tudo sobre essa questão, que tem uma influência extremamente negativa e afeta principalmente as mulheres.

O que é body shaming?

Sendo um termo em inglês, o “body shaming”, em tradução literal, significaria vergonha do corpo. Entretanto, ele não se trata diretamente de um desconforto com o próprio corpo, mas da vergonha causada pelo outro.

Como assim? Basicamente, por meio de comentários de outras pessoas sobre sua aparência, alguém começa a sentir vergonha, essa sensação de que algo está errado com ela. Ou seja, fazer body shaming é humilhar, fazer bullying e dirigir uma série de ofensas a alguém por causa de seu corpo, seu físico.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Consequentemente, começamos a fazer body shaming com nós mesmos, criando uma bola de neve. Dessa forma, seja por termos sido alvo de julgamento, ou por ver outros sofrendo por algo que também temos, o ódio pelo corpo passa a ser internalizado.

Além disso, o body shaming não é dirigido a apenas um tipo de corpo. Infelizmente, ter alguns quilos a mais ou a menos, estrias e celulites, por exemplo, já são motivos para um bombardeamento de julgamentos. E a consequência é unânime: nunca nos sentimos bem o suficiente.

Mulher se olhando no espelho com expressão frustrada.

A influência das redes sociais

Apesar de as redes sociais serem importante espaço para comunicação e ampliação de debates positivos, elas também servem como palco para o ódio. Independentemente do assunto ou da foto, é só abrir a seção de comentários do post de algum perfil grande para ver falas negativas.

E isso é ainda pior com as fotos de mulheres. Selena Gomez, Camila Cabello, Taylor Swift e Demi Lovato são apenas alguns exemplos de celebridades que receberam ataques nas redes sociais simplesmente por mostrarem seus corpos como realmente eram.

Se alguém não tem algo bom a dizer, era melhor ficar calado, não é mesmo? Contudo, esses espaços servem como plataforma para que outras pessoas imponham as suas inseguranças sobre as outras. Afinal, mesmo aqueles que escrevem as críticas não estão a salvo de receber o mesmo tipo de repulsa.

O body shaming só afeta as mulheres?

Na verdade, não. Entretanto, é inegável que as mulheres são o maior alvo do body shaming.

Apesar de os meninos sofrerem com ele, especialmente na adolescência, quando a puberdade provoca mudanças no corpo em ritmos diferentes de pessoa para pessoa, a cobrança não é a mesma que para as mulheres.

Quando um homem envelhece, dizem que chegou na melhor idade, e seus cabelos brancos podem até ser considerados sexy. Contudo, quando o mesmo acontece com uma mulher, o grisalho é sinal de descuido.

Desde jovens, temos que lidar com uma série de repreensões sobre a aparência, o que vira uma competição entre as mulheres – que deveriam se unir contra elas. Assim, compramos diversos cosméticos e fazemos diversas dietas para tentar atingir esse ideal inalcançável.

Grupo de meninas fazendo body shaming com outra.

O body shaming e os distúrbios alimentares

A insegurança que o body shaming pode causar é tanta que, muitas vezes, pessoas desenvolvem transtornos alimentares por causa dele. Ou seja, na tentativa de atingir um peso “ideal”, é comum ver quem inicia uma série de dietas malucas, desgastantes e restritivas – seja para perder ou ganhar peso.

Tratados com irresponsabilidade e ausência de acompanhamento profissional, uma dieta com baixíssimas calorias, uma rotina de exercícios exagerada ou até o consumo de remédios sem prescrição só terão efeitos negativos. Afinal, pode ser até que eles realmente causem o emagrecimento, mas podem deixar o corpo e a mente cansados e doentes.

Assim, a depressão, a ansiedade, a anorexia, a bulimia e a fobia social são apenas alguns dos distúrbios que podem vir com o body shaming. Além disso, muitas pessoas evitam ir a certos lugares ou vestir certas roupas com medo de sofrerem críticas, como usar um biquíni na praia.

A importância do body positivity

Tentando combater a onda de negatividade que vem com o body shaming, surge um outro movimento: o body positivity. Desse modo, como o nome sugere, ele tem o objetivo de ser um olhar positivo sobre a diversidade, valorizando a forma como cada corpo é único.

Assim, aos poucos, vemos perfis nas redes sociais e campanhas publicitárias que mostram os chamados “corpos reais”, ou seja, corpos em suas mais variadas formas. O objetivo, portanto, é que mais pessoas se enxerguem nessas plataformas e possam se sentir valorizadas.

É claro que o processo de autoaceitação nem sempre é fácil, e muito menos precisa ser rápido e completo. Contudo, o mais importante é sabermos que as diferenças existem e isso é completamente normal. Estar dentro de um “padrão” ou fora dele não faz de ninguém superior ou inferior.

O mais importante é se preocupar com a saúde física e mental, não com a aparência em frente ao espelho. Cada pessoa é bonita, feliz, saudável e sexy a sua própria maneira e, portanto, a comparação não nos leva a lugar algum.

4 mulheres com corpos diversos representando o body positivity.

Produtos de Sex Shop em Promoção

Se você está a procura de produtos de sex shop, seja para uso pessoal ou para revenda, saiba que encontrou o lugar certo! Aqui, você irá encontrar tudo que precisa para abrir uma loja de produtos eróticos ou para uso próprio: vibradoreslubrificantesfantasias eróticas, plugs, pompoarismosuplementos, higiene pessoal e muito mais.

A Miess Sex Shop é a maior distribuidora de produtos eróticos do Brasil, disponibilizando uma grande variedade em seu catálogo online, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares