imagem de uma mexerica em forma de vagina

É normal sentir dor no clitóris? Conheça mais sobre o seu corpo

A dor na região íntima é algo bastante recorrente entre as mulheres, e pode ter diversas causas que podem estar relacionadas tanto com quadros físicos, como também com quadros psicológicos. Mas será que é normal sentir dor no clitórios?

O clitóris é a região feminina com mais pontos nervosos, e com isso, é conhecido como o local capaz de proporcionar mais prazer. Por ser mais sensível, está mais suscetível a quadros de dores e desconfortos durante e depois do sexo. Porém, quando a dor é mais intensa, pode ter causas infecciosas.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, separamos um post completo explicando mais sobre a dor no clitóris. Veja a seguir!

É normal sentir dor no clitóris?

A dor na região do clitóris e da vagina nunca pode ser encarado como algo normal e é sempre indicado que você busque ajuda de um profissional da área para investigar o que pode causar o desconforto. Isso porque, na grande parte dos casos, as dores nessa região são causadas por fatores externos como infecções e inflamações, sendo necessário tratamento específico do quadro para evitar complicações de saúde íntima.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

a dor no clitóris não deve ser visto como uma condição de saúde normal e deve ser investigada
a dor no clitóris não deve ser visto como uma condição de saúde normal e deve ser investigada

Assim como a dor durante a relação sexual, a dor no clitóris é indício de que há algo de errado com a região íntima, que muitas vezes pode ser facilmente resolvido.

Quais as causas da dor no clitóris?

Inflamação

A inflamação no clitóris pode ser causada por infecções vaginais como a vaginose bacteriana, herpes genital, candidíase ou tricomoníase, que quando não são tratadas corretamente, acabam evoluindo para a inflamações na região íntima. Como resultado, se precipitam como desconforto, ardência e dores tanto no clitóris como nos grandes e pequenos lábios.

Além da dor, o clitóris ainda pode ficar mais sensível e inchado, e muitas vezes a mulher sequer consegue tocar nessa região, que pode doer também ao sentar ou andar.

Roupas e calcinhas apertadas

As roupas e calcinhas apertadas causam um grande atrito na região íntima e podem irritar a pele, causando foliculite, pelos encravados e até mesmo uma inflamação como a dermatite, que provoca coceira, dor e vermelhidão na região do clitóris.

Para evitar que isso aconteça, prefira peças mais soltas e deixe as calcinhas e calças mais apertadas para ocasiões especiais.

No dia a dia, invista em calcinhas de algodão, que normalmente são menos justas e mais confortáveis, além de absorverem melhor a umidade da região íntima e evitam infecções, e fique atenta para usar sempre as calcinhas do seu tamanho para que não apertem a vagina e o clitóris.

Agentes químicos

Alguns ingredientes de sabonetes, perfumes íntimos, lubrificantes e géis podem causar uma reação alérgica, causando dor, coceira e sensibilidade no clitóris, que pode até mesmo começar a apresentar quadros de ardência e vermelhidão.

alguns produtos como sabonetes, lubrificantes e géis podem acabar causando quadros de irritações, que geram desconforto e dor no clitóris
alguns produtos como sabonetes, lubrificantes e géis podem acabar causando quadros de irritações, que geram desconforto e dor no clitóris

Ao usar produtos íntimos, prefira sempre as marcas de qualidade e que são dermatologicamente testadas para não acabar desenvolvendo uma alergia íntima. Além disso, ao passar o papel higiênico na vagina e fazer a higiene com sabonete, esponjas e até cotonetes, faça movimentos leves e delicados, especialmente no clitóris, que é naturalmente mais sensível.

Infecções

Algumas infecções vaginais também causam ardência e dor no clitóris, especialmente quando causado por bactérias externas. Essas infecções podem se desenvolver de várias formas possíveis, como usar roupas que não foram higienizadas corretamente, provar peças de lojas usando calcinhas pequenas como fio dental, por exemplo, e até mesmo usar brinquedos eróticos sem fazer a higiene correta.

Vulvodínia

A vulvodínia é uma condição de saúde que provoca dor e ardência na vulva, e pode afetar  também o clitóris. Os sintomas surgem especialmente durante a relação sexual quando a região é estimulada, mas podem apresentar também no dia a dia de forma espontânea, causando um grande desconforto para a mulher.

a vulvodínia é uma condição de saúde feminina de causas desconhecida que é caracterizada por desconforto vaginal
a vulvodínia é uma condição de saúde feminina de causas desconhecida que é caracterizada pela dor na vagina durante o ato sexual

A causa da vulvodínia ainda é desconhecida, mas alguns médicos acreditam que o quadro pode estar relacionado com a candidíase de repetição, predisposição genética e sensibilidade elevada à dor.

Relação sexual intensa

A dor no clitóris também pode ser causada pelo sexo intenso, já que quando a mulher está excitada, o clitóris se dilata e pode ficar em mais evidência. Durante o atrito sexual, o clítoris pode ficar dolorido e inchado, o que pode acontecer também durante a masturbação. Lembre-se que todo toque no clitóris deve ser feito com cuidado para evitar criar pequenas lesões na região.

Falta de lubrificação

Colocar a mão no clitóris com pouca ou nenhuma lubrificação cria um atrito mais intenso, podendo machucar a região deixando-a inchada, dolorida e até mesmo avermelhada. Para evitar esse tipo de problema, não se esqueça de usar lubrificantes e aproveitar para fazer várias brincadeiras com brinquedos eróticos durante as preliminares, o que te deixará mais relaxada e estimulará a produção natural de lubrificação.

Como tratar a dor no clitóris?

Antes de mais nada, é essencial que você descubra o que está causando  dor e desconforto. Afinal, de nada adiantará tratar a dor se você continuar estimulando o desconforto, seja por infecções ou até mesmo por colocar a mão na região sem lubrificação necessária.

a dor no clitóris deve ser tratada de acordo com sua causa, podendo ser com medicamentos orais ou tópicos e uso de lubrificantes
a dor no clitóris deve ser tratada de acordo com sua causa, podendo ser com medicamentos orais ou tópicos e uso de lubrificantes

Ao descobrir a causa, fica mais fácil até mesmo tratar o sintoma: se a dor for resultado de infecções, é importante procurar um médico para fazer o uso de medicamentos que tratam o quadro, e o mesmo acontece com as inflamações. Dependendo do caso, os anti-inflamatórios devem ser aplicados diretamente no local ao invés de serem administrados via oral.

Já se a dor for provocada por alergias, é indicado corticoides em forma de remédio e pomadas, além da suspensão do produto que pode estar causando o quadro. Em casos de vulvodínia, o ginecologista fará um tratamento para aliviar os sintomas, que consiste em medicação e fisioterapia pélvica, dependendo do quadro.

Depois de ver que não é normal sentir dor no clitóris, busque ajuda profissional caso você note qualquer desconforto na região vaginal. Além de não ser normal, a dor ainda pode indicar alguns quadros de infecções e inflamações que devem ser tratados para evitar que progridam e causem ainda mais desconforto, podendo até mesmo colocar a saúde íntima da mulher em risco.

Produtos de Sex Shop em Promoção

Se você está a procura de produtos de sex shop, seja para uso pessoal ou para revenda, saiba que encontrou o lugar certo! Aqui, você irá encontrar tudo que precisa para abrir uma loja de produtos eróticos ou para uso próprio: vibradoreslubrificantesfantasias eróticas, plugs, pompoarismosuplementos, higiene pessoal e muito mais.

A Miess Sex Shop é a maior distribuidora de produtos eróticos do Brasil, disponibilizando uma grande variedade em seu catálogo online, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares