Casal deitado lado a lado enfrentando insegurança no relacionamento

Superando a Insegurança no Relacionamento: dicas de como lidar e fortalecer a confiança

Um problema que grande parte dos casais enfrenta é a insegurança no relacionamento. E ela pode ter várias origens, por exemplo, ciúme, uma esfriada no romance, falta de autoconfiança, problemas e traumas com relações anteriores.

Apesar de cada casal ser único e viver suas próprias experiências de uma maneira, alguns problemas costumam ser comuns. Contudo, conforme essas questões não se resolvem, elas crescem – e o que antes era uma pequena desconfiança, vira uma grande briga ou término.

Por isso, vamos debater as questões que geram insegurança no relacionamento, buscando entender como lidar com elas e usar essas situações para fortalecer a sua vida em conjunto. A partir disso, será possível reestabelecer a confiança e analisar pontos a melhorar.

O surgimento da insegurança no relacionamento

As inseguranças não surgem automaticamente em um relacionamento. De modo geral, elas vão aparecendo e crescendo ao longo do tempo, ou seja, são pequenas desconfianças que, se não resolvidas, podem se tornar grandes questões.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Existem muitas razões para sentir essas inseguranças no relacionamento. Por exemplo, seu parceiro está mais distante do que o usual, suas respostas estão ríspidas, ele está sem tempo para ir em encontros ou ele parece muito próximo de uma amiga.

O grande problema desses medos é que eles são intensificados por nós mesmos. Ou seja, se o relacionamento está um pouco fora do normal, quanto mais queremos enxergar os problemas, mais o faremos.

É claro que situações como infidelidade e perda de interesse podem acontecer, mas quanto mais deixamos nossas inseguranças guiarem nossos relacionamentos, mais eles se encaminham para a ruína. Por isso, lidar com elas o mais rápido possível sempre vai ser a melhor solução, ainda que não seja necessariamente fácil.

Casal de costas um para o outro enfrentando insegurança no relacionamento

Abrir o relacionamento é a solução?

Com a popularização de um diálogo mais aberto sobre relacionamentos não monogâmicos, muitas pessoas se enganam ao acreditar que essa será a melhor solução para o ciúme. Isso não é necessariamente verdade. Relacionamentos abertos são uma perspectiva diferente consensual sobre as relações, não uma forma de tentar solucionar um namoro ou casamento em perigo.

Por isso, se esse for o modelo de relacionamento escolhido por você e seu parceiro ou parceira, saiba que ele serve para dar mais liberdade para ambos. Até porque, estar de acordo com se relacionar com outras pessoas não fará com que o ciúme e a insegurança desapareçam.

Um casal que opte por ter um relacionamento aberto precisa primeiramente estar em harmonia e compreender os desejos, inseguranças e objetivos um do outro. Se ambos estiverem de acordo e prontos para viver novas experiências com o amor, é só aproveitar!

Dicas para lidar com as inseguranças

Agora que já sabemos identificar as origens das inseguranças, precisamos pensar em como lidar com elas. Você não deve privar seus sentimentos sobre sua relação – sejam eles bons ou ruins -, apenas compreendê-los para evitar danos desnecessários e dolorosos.

infografico inseguranças na relacao

Trabalhe a sua autoestima

Grande parte das inseguranças no relacionamento é projetada por nós mesmos. Ou seja, quando nos sentimos inseguros com a nossa aparência, nossa personalidade ou com um relacionamento passado, por exemplo, podemos levar esses pensamentos para a relação.

Portanto, parece clichê, mas você não pode amar alguém sem antes amar a si mesmo. Trabalhar a autoconfiança pode ser difícil, entretanto, trará benefícios para o corpo e a mente.

Invista em você mesmo e em sua carreira, de modo a ser independente mesmo estando em um relacionamento. Por exemplo, faça novos cursos, leia livros que goste, vista roupas e lingeries que façam com que você se sinta bem, e invista no seu ritual de autocuidadoa Miess conta com vários produtos para isso!

jovem mulher nua tomando um relaxante banho de espuma

Respeite o espaço do seu parceiro

Outro fator que costuma gerar insegurança no relacionamento é uma mudança de atitudes no parceiro. Às vezes, ele parece estar mais quieto do que o normal ou passando mais tempo no telefone. Essas atividades “suspeitas” podem nos levar a questionar os rumos que a relação está levando.

Contudo, um relacionamento deve ser pautado pela confiança, então saiba que é preciso respeitar o espaço e o tempo do outro. Muitos motivos podem fazer o parceiro se afastar, sejam problemas pessoais ou no trabalho, ou até a paixão amornar naturalmente após certo tempo de relação. Assim, não force uma aproximação quando não necessário – ela naturalmente voltará a acontecer.

Não se justifique apenas para agradar

Com o objetivo de lidar com explosões de ciúmes do parceiro, muitas pessoas criam o hábito de constantemente justificar as suas ações. Obviamente precisamos ser francos com quem nos relacionamos, mas tal atitude pode ser maléfica quando passamos a nos privar de coisas para evitar a insegurança do outro.

Portanto, você não deve precisar mudar para agradar ninguém – mesmo a pessoa com quem você tem uma relação amorosa. Um relacionamento tem que ser pautado pelo respeito e pela aceitação do outro como é, então pare de se desculpar por tudo!

Cuidado com o excesso de ciúme

O ciúme é um grande vilão que pode dar as caras em qualquer relacionamento, seja ele um namoro de alguns meses, ou um casamento de décadas. Desse modo, sentir ciúmes é normal, mas quando ele se torna algo doentio, é preciso tomar cuidado. Por exemplo, pegar o celular do seu parceiro para ler mensagens ou segui-lo para ver aonde ele vai.

Sendo assim, é preciso se precaver para que o ciúme não tome conta da relação, afetando os verdadeiros sentimentos que um tem pelo outro. Ser ciumento não é uma prova de amor, e é preciso abandonar a ideia de que um pertence ao outro em um relacionamento.

Dialogue sempre!

Um diálogo honesto é sempre a melhor forma de solucionar problemas em um relacionamento. Conversar diretamente sobre o que você está sentindo tem resultados muito mais concretos do que mandar indiretas, fazer caras feias ou ficar em silêncio.

Desse modo, converse francamente com o seu parceiro para que ambos consigam expor aquilo que está incomodando e as formas como podem melhorar. Ninguém é obrigado a adivinhar o que o outro está sentindo, então é melhor falar com clareza e respeito.

Casal conversando

Caso necessário, procure ajuda

Se sua insegurança no relacionamento está atingindo um ponto que machuca ao outro e a você mesmo, talvez seja necessário buscar a ajuda de um psicólogo. Não tem nada de errado em precisar desse apoio, na verdade, apenas ajudará vocês a crescerem como casal e a se entenderem melhor.

Beleza e Higiene em Promoção

A importância de ter hábitos de higiene é conhecida por todos. Entretanto, algumas pessoas ainda possuem dúvidas de quais produtos são classificados como itens de beleza e higiene pessoal. Por isso, montar um kit de higiene pessoal com os produtos adequados pode te auxiliar na rotina de cuidados íntimos.

Na Miess, você encontra diversos produtos de Sabonete Íntimo, Perfumes e Colônias, Cuidados Pessoais e muito mais, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares