Dor durante a relação sexual: O que é, causas e tratamento
Um problema bastante comum entre as mulheres em sua fase fértil é a dor durante a relação sexual, que pode estar relacionada com diversos fatores externos e de saúde. Esse tipo de problema é uma das principais causas de conflitos no relacionamento e baixa na libido, já que em decorrência da dor, muitas parceiras acabam evitando o sexo e sentindo menos atração pelo parceiro.
De modo geral, a dor durante a relação sexual não é algo comum e precisa ser investigada por um profissional capacitado como ginecologistas, por exemplo. Isso porque, além do vaginismo, outra causa para o desconforto pode estar ligada a infecções e até mesmo doenças sexualmente transmissíveis.
Para lhe audexiliar a tirar todas suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post completo falando mais sobre a dor durante o sexo. Confira a seguir!
Dor durante a relação sexual: o que é e por que acontece
A dor durante o sexo é chamada pelos médicos de dispareunia, um sintoma que pode ser recorrente tanto nas mulheres como nos homens, mas que na maioria das vezes atinge em maior proporção o público feminino.

Essa dor é um indicativo de que há algum problema tanto físico, como psicológico na mulher, como traumas, por exemplo, que faz com que a musculatura da vagina se contraia involuntariamente e cause episódios de desconforto e dor.
Porém, em outras situações a dor e desconforto estão ligadas à sensibilidade na região, que pode ser causada por algumas condições de saúde.
Muitas mulheres que sofrem com essa condição deixam de buscar ajuda médica por terem vergonha, e acabam tendo o relacionamento afetado pela falta de libido, algo comum nesses quadros.
As causas são as mais variáveis possíveis, já que tanto a parte física como a emocional da mulher desempenham um papel importante na lubrificação. E sem essa lubrificação, a relação sexual fica mais difícil e dolorida.
Quais são as causas da dor durante a relação sexual?
Além disso, doenças e condições de saúde também causam dor por inflamar a região vaginal, interferindo na qualidade do sexo.
Alguns exemplos de situações que podem causar a dor durante a relação sexual são:
- ansiedade;
- depressão;
- estresse;
- nervosismo;
- traumas causados por abusos;
- vergonha, nojo ou culpa em relação ao sexo;
- problemas no relacionamento;
- falta de lubrificação;
- puerpério;
- menopausa;
- uso de anticoncepcionais;
- amamentação;
- vaginismo;
- ISTs;
- infecção urinária;
- problemas emocionais;
- endometriose
- vulvodínia;
- miomas uterinos;
- alterações hormonais.
No geral, as dores mais comuns durante o sexo estão relacionadas como vaginismo, que é uma condição em que a musculatura da vagina se contrai de forma involuntária, e em muitos casos pode até mesmo impedir que a penetração ocorra. Mas também é comum vermos casos de herpes e candidíase que causam dores em decorrência da inflamação local.
Como diagnosticar a dor durante a relação sexual?
O primeiro passo é realizar uma entrevista, ou anamnese com o paciente para investigar os sintomas e verificar se há um padrão na dor que possa indicar causas específicas. Feito isso, o médico poderá realizar um teste rápido para avaliar se a dor é uma dor provocada, que pode ser desencadeada por fatores externos como coletor menstrual, absorventes internos e até o próprio pênis.

Para realizar esse teste, o profissional fará uma leve pressão na região que está mais sensível usando um cotonete. Caso a dor seja profunda e surja sem ser provocada, pode indicar quadros de endometriose ou até mesmo cistos no ovário.
Como saber se a dor é normal?
Embora alguns desconfortos sejam normais nas primeiras relações, as dores durante o sexo não devem ser encaradas como uma situação normal e é necessário buscar ajuda de um profissional para investigar a causa.
Sempre que você sentir dor ou desconforto na vagina, uretra, bexiga, pelve, vulva, clitóris e pé da barriga, é importante relatar o episódio para um médico.
Em alguns casos, a dor pode ser causada pelo movimento do pênis dentro da vagina e não significa que você possa ter alguma condição de saúde que interfere na relação sexual, mas é importante descartar problemas de saúde mais sérios.
Como tratar a dor durante a relação sexual
Para tratar a dor durante a relação sexual é necessário tratar a causa: ou seja, se a causa for depressão ou ansiedade, é importante tratar as condições com medicamentos específicos, a fim de auxiliar no aumento da libido.

Caso o motivo da dor seja a falta de lubrificação, você pode apostar em lubrificantes, assim como fantasias, vibradores, gel de massagens e itens que fazem com que o momento a dois fique mais prazeroso e te ajudem a relaxar e aumentar a libido.
Algumas mulheres que sofrem dores em decorrência de bloqueios psicológicos criados por tabus podem se beneficiar tanto dos lubrificantes, como de brincadeiras que ajudam a deixá-la mais à vontade com o parceiro, além de tratamentos psicológicos específicos com terapeutas e psicólogos.
Como os lubrificantes podem ajudar?
Além de ser uma ótima forma de diminuir o atrito natural e trazer mais conforto durante o sexo, o lubrificante pode deixar o momento ainda mais prazeroso. Isso porque, além dos lubrificantes comuns, hoje existem no mercado opções de lubrificantes com sensações e estímulos diferente, como é o caso dos lubrificantes que dão uma sensação gelada na região íntima, lubrificantes que deixam a região mais quente e até mesmo lubrificantes que dão uma leve sensação de fibração na área íntima.
Dor durante a relação sexual nos homens
Embora seja menos comum, a dor durante a relação sexual também pode acabar cometendo alguns males, e pode indicar problemas emocionais, hormonais, fimose, disfunção erétil e inflamação na próstata.
Sabendo disso, é indispensável buscar ajuda de um profissional sempre que sentir dores e desconfortos durante o sexo, e conversar com seu parceiro sobre o assunto quando ele relatar que está sentindo desconfortos durante o sexo.
Investigar as causas não somente evita que alguns problemas se agravem por falta de diagnóstico, mas também evita problemas na autoestima do paciente e na sua vida sexual.
Agora que você viu o que pode causar dor durante a relação sexual e aprendeu que esse sintoma não é normal, busque ajuda médica ao sentir qualquer desconforto durante o sexo. Embora em grande parte dos casos seja apenas um desconforto em decorrência dos movimentos do pênis ou por falta de lubrificação, em outras situações a condição demanda tratamentos específicos com medicamentos.
Produtos de Sex Shop em Promoção
Se você está a procura de produtos de sex shop, seja para uso pessoal ou para revenda, saiba que encontrou o lugar certo! Aqui, você irá encontrar tudo que precisa para abrir uma loja de produtos eróticos ou para uso próprio: vibradores, lubrificantes, fantasias eróticas, plugs, pompoarismo, suplementos, higiene pessoal e muito mais.
A Miess Sex Shop é a maior distribuidora de produtos eróticos do Brasil, disponibilizando uma grande variedade em seu catálogo online, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.