Dicas de como vender mais no Dias dos Namorados

Como conseguir aumentar as vendas no Dia dos Namorados? Considerado como a terceira data mais importante no calendário do comércio perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães sempre movimenta atacado, varejo e indústria. Todos esses setores precisam se preparar para esse momento e a meta de todos os anos é conseguir vender mais.

Quais estratégias utilizar para alcançar esse resultado? Existem muitas possibilidades. O melhor de tudo é que você nem precisa investimento financeiro para ter melhores resultados. Duvida? Neste post de hoje mostraremos 7 dicas práticas para você aumentar suas vendas no Dia dos Namorados.

Ter sua equipe de vendas preparada

Esse é o primeiro passo para ter bons resultados nas vendas do Dia dos Namorados. Os vendedores precisam estar preparados para realizarem um bom atendimento. E quando falamos de atendimento, não é apenas o que o vendedor aborda para convencer o cliente a efetivar uma compra. Mas também é preciso ter conhecimento sobre os produtos e entender a parte operacional, aquela que irá agilizar o atendimento caso ocorra algum problema no atendimento. Para que fique mais claro, vamos aborda um pouco mais sobre essa questão está baseada em 3 pilares:

1. Conhecimento operacional

Quando falamos sobre a parte operacional da loja os vendedores devem saber claramente como a empresa funciona. A parte operacional relaciona-se a atividades do dia dia, como abertura de caixa, cadastro de consumidores, organização da loja, solução de problemas no pagamento com cartões e entre outros fatores que vão agilizar o atendimento do cliente caso algum problema ou falta de funcionário ocorra.

Conhecer o funcionamento operacional permite agilizar o atendimento, o que é fundamental em datas comemorativas, quando o fluxo de pessoas comprando é muito maior. Isso significa que o conhecimento sobre a operação do processo reflete em mais agilidade e satisfação para os clientes.

2. Conhecimento do produto

Na pior que um cliente entrar em sua loja e ver que seu vendedor não conhece nada dos produtos que estão a venda. Portanto, a equipe de vendas precisa estar preparada para mostrar e explicar os produtos aos clientes. É totalmente desmotivador quando o cliente vai comprar alguma coisa e acaba percebendo que o vendedor não entende nada sobre aquilo.

O ideal é que você mantenha seus vendedores sempre treinados e alinhados das informações, como: preço, nome do produto, funcionalidade, marca, características, vantagens e utilidades. Conhecer os produtos é crucial para o sucesso das vendas no Dia dos Namorados.

3. Técnicas de vendas

Hoje em dia está cada vez mais difícil conquistar o cliente e atender suas necessidades, no dia dos namorados isso acaba se tornando ainda mais complico, já que as pessoas vão em busca de presentes para surpreender seus amados. Perceba que a exigência dos clientes está cada vez maior – e o atendimento, muitas vezes, torna-se mais importante para a tomada de decisão do que o preço.

Devido a isso é importante manter sua equipe preparada para sempre oferecer um bom atendimento, seguindo os seguintes passos:

  • Abordagem ao cliente;
  • Compreensão de suas necessidades;
  • Encantamento do consumidor devido ao atendimento, estabelecimento e produto;
  • Sondagem das demandas;
  • Aproveitamento das oportunidades;
  • Trabalho com as objeções para ultrapassá-las e conseguir finalizar a venda.

 

4. Política de preços

Saiba claramente o quanto pode ser descontado de cada produto sem entrar no prejuízo e sem interferir no seu fluxo de caixa. Mas também lembre-se de que produtos encalhadas no estoque significam dinheiro parado, por isso, vender a um lucro menor vale muito a pena e isso ajuda no resultado de vender mais.

4. Incluir opções que agregam valor à sua loja

Muitos lojas e e-commercer pecam nesse ponto, pois não tem criatividade e não mudam sua embalagem em datas sazonais ou mesmo em oferecer um serviço como “enviar para presente”, “incluir embalagem de presente” ou “um brinde especial dias dos namorados”. São esses detalhes que fazem a diferença para quem recebe e envia um produto no dia dos namorados.

4. Monte promoções específica para os dias dos namorados

Se a ideia é aumentar as vendas, precisa ter em sua loja promoções específicas para data. A ideia de dispor produtos correlacionados na vitrine física ou virtual é uma regra antiga, mas porque não ir além oferecendo descontos ou promoções gradativas de acordo com a quantidade de itens adquiridos, esta prática vai estimular a compra de produtos, aumentando o ticket médio de sua loja, ao mesmo tempo que deixa o seu cliente muito mais satisfeito.

4. Medir seus resultados

Tão importante quanto operacionalizar os passos acima é mensurar os resultados de tudo isso aplicado.

Separe seus indicadores por estratégias aplicadas, o que surtiu mais efeito, o que sequer surtiu efeito? Apenas com estes dados em mãos é possível tomar decisões estratégicas, otimizar ou aumentar a intensidade de estratégias de sucesso.

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