o que é labioplastia

O que é labioplastia? Saiba mais sobre essa cirurgia íntima

A labioplastia é um procedimento cirúrgico cada vez mais procurado por mulheres em todo o mundo. Esta cirurgia plástica íntima é realizada para alterar o tamanho e a forma dos lábios genitais femininos, com o objetivo de melhorar a aparência estética ou corrigir desconfortos físicos.

Embora ainda exista muitos tabus em torno deste assunto, a labioplastia pode trazer benefícios significativos para a autoestima e a qualidade de vida das mulheres.

Confira em detalhes o que é a labioplastia, seus benefícios, quando ela é recomendada, dicas para escolher o cirurgião e os principais mitos e verdades sobre o procedimento.

O que é labioplastia?

A labioplastia é um procedimento cirúrgico conhecido também como cirurgia íntima feminina. Ela consiste, basicamente, na redução de pele dos pequenos lábios vaginais, é o que explica a ginecologista e obstetra Fernanda Nassar em entrevista ao portal g1. Geralmente, é feita por questões estéticas.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

No entanto, esse tipo de cirurgia também pode ser realizado por motivos médicos, ou seja, a ideia não é ter uma “vulva perfeita”, mas sim melhorar aquilo que incomoda. Esse é o caso de mulheres que têm lábios maiores e sentem desconforto durante atividades físicas, como andar de bicicleta ou correr, ou durante a relação sexual.

O procedimento de labioplastia geralmente é realizado sob anestesia local e leva em média de uma a duas horas. A recuperação pode variar, mas a maioria das mulheres volta ao trabalho e a atividades normais dentro de uma semana ou duas após a cirurgia.

vulva

Por que fazer a labioplastia?

Existem diversas motivações que podem levar uma mulher a decidir realizar a cirurgia de labioplastia. Algumas das principais incluem:

Desconforto físico

Como já adiantamos, uma das maiores indicações para fazer a labioplastia é quando o tamanho avantajado dos pequenos lábios causa desconforto físico.

O desconforto é percebido durante a prática de atividades físicas ou durante a relação sexual, levando, neste último caso, a queda da libido da mulher. Caso você sinta dor durante o sexo, procure um médico ginecologista. Lembre-se sempre de que sexo é para ser prazeroso.

Insatisfação com a aparência dos lábios genitais

Outro fator motivador para a realização do procedimento é a insatisfação com a aparência dos lábios genitais. Algumas mulheres não se sentem confortáveis com a aparência dos pequenos lábios, o que pode afetar sua autoestima e sua vida sexual.

Problemas psicológicos

Em alguns casos, a insatisfação com a aparência dos lábios genitais pode levar a problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e dismorfofobia genital – preocupação excessiva e irracional com a aparência.

Traumas ou lesões

Existe ainda a possibilidade de realizar a cirurgia após traumas e lesões que levaram a alterações na aparência e/ou no tamanho dos lábios.

Está pensando em fazer uma labioplastia? Então, é importante conhecer os diferentes tipos.

Tipos de labioplastia

Redução dos pequenos lábios

Sem dúvida, esse é tipo mais comum de labioplastia. Consiste, como já explicamos, em reduzir o tamanho dos lábios menores para que eles fiquem mais proporcionais e simétricos em relação aos lábios maiores.

Aumento dos grandes lábios

Outra possibilidade é aumentar os grandes lábios. Esse tipo de procedimento é indicado em casos em que a paciente busca um equilíbrio entre o tamanho dos grandes e pequenos lábios. Além disso, algumas mulheres optam por realizar o procedimento quando percebem que a região está flácida.

Dicas para escolher o cirurgião plástico

Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é indispensável tomar alguns cuidados para escolher o médico. Por isso, listamos a seguir algumas dicas valiosas para te ajudar a escolher um cirurgião plástico confiável e qualificado:

Verifique o credenciamento do médico

Primeiramente, uma dica de ouro para realizar o procedimento de maneira segura é verificar se o médico é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Esse passo é importante porque a qualificação atesta que os profissionais são experientes para realizar uma cirurgia reconstrutiva e estética de forma segura.

De acordo com informações de sites especializados, é necessário que o médico estude pelo menos 11 anos para ser credenciado (6 de faculdade, 5 de residência e experiência em cirurgia geral).

Além de garantir que o médico segue um código de ética estrito, ao escolher um cirurgião credenciado, você terá certeza de que ele opera apenas em instalações médicas credenciadas.

Avalie a experiência do médico

Além do credenciamento, é importante também conhecer a opinião de quem já operou com o médico. Você pode ter ajuda das redes sociais para trocar experiências sobre os resultados pós-operatórios. Mas, atenção: tenha cuidado com profissionais que prometem muito além do que podem oferecer e que se dizem milagrosos.

Marque uma consulta para conhecer o cirurgião

O médico é credenciado e ex-pacientes aprovaram os resultados? Então, o próximo passo é marcar uma consulta de avaliação. Neste momento, é importante esclarecer as suas dúvidas, fazer perguntas sobre a técnica utilizada e observar o local que ele atua (clínica ou hospital).

Lembre-se também de que além desses requisitos básicos, é indispensável que você se sinta confortável com o médico e consiga estabelecer uma relação de confiança.

Pergunte sobre os riscos e complicações

No momento da conversa com o cirurgião, outro ponto que você deve se atentar é em relação aos riscos e complicações. Sendo assim, converse abertamente sobre quais são os possíveis riscos para a sua saúde.

Conheça a equipe

Assim como o cirurgião, é importante conhecer a equipe que o assistirá durante a cirurgia e o pós-operatório. Isso porque o pós-operatório influencia diretamente nos resultados.

Quando o assunto é labioplastia, surgem várias dúvidas sobre tema. Por isso, esclarecemos abaixo os principais mitos relacionados a esse tipo de cirurgia íntima.

Mitos e verdades sobre labioplastia

A labioplastia é um procedimento seguro

VERDADE. A labioplastia é um procedimento cirúrgico seguro e eficaz quando realizado por um cirurgião plástico qualificado e experiente. No entanto, como em qualquer cirurgia, há riscos envolvidos, como infecções e reações adversas à anestesia.

O procedimento ajuda a melhorar a autoestima

VERDADE. A cirurgia íntima ajuda a melhorar a autoestima e a confiança das mulheres, especialmente aquelas que têm desconforto ou vergonha em relação à aparência dos lábios vaginais.

A cirurgia pode tirar a sensibilidade da região

MITO. Sem dúvida, esse é um dos maiores mitos sobre a labioplastia e está relacionado à falta de conhecimento sobre o procedimento. Isso porque a cirurgia não afeta o clitóris, órgão com alto poder de proporcionar prazer.

Porém, vale ressaltar que, assim como qualquer região que passou por um procedimento, a sensibilidade pode ficar reduzida no pós-operatório, mas após o processo de cicatrização completa e diminuição do inchaço, você sentirá que a região está com o mesmo nível de sensibilidade pré-procedimento.

Ele é um procedimento com pós-operatório dolorido

MITO. Mulheres que realizam a labioplastia percebem um pequeno inchaço na região, que de acordo com médicos, regride em duas semanas. Além de dores serem quase inexistentes nesta etapa, é importante lembrar que os pontos são absorvíveis.

Gostou? Aproveite para ler também: “Preliminares no sexo: conheça sua importância”.

Posts Similares