Mulher grávida em pé, com top e calcinha brancos e uma flor em cima da barriga.

Masturbação na gravidez: pode ou não?

A masturbação na gravidez é mais um tabu sexual feminino cercado por dúvidas e questionamentos, mas saiba que ela é indicada, saudável e segura. Essa afirmação só não é válida para mulheres que estão em uma gravidez de alto risco, com perigo de parto prematuro ou abortamento, placenta baixa, presença de colo do útero curto ou alguma condição que exija repouso. Se nenhum desses forem o seu caso, se joga! Masturbar-se é um desejo natural.

Neste post, você ficará por dentro dos benefícios que a masturbação traz para a mulher grávida e o porquê não precisa ter receio dessa prática.

Mudanças no corpo e alterações hormonais

O corpo passa por grandes transformações na gravidez e, por conta das alterações hormonais, a libido aumenta em algumas mulheres. Precisamos lembrar que o estrogênio e a progesterona estão em alta nesse período.

Mulher grávida, vestida de top e calcinha pretos, deitada de lado em cama com lençol branco, em post sobre masturbação na gravidez.

Então, além de manter relações sexuais com a parceria – uma prática igualmente segura na gravidez – a masturbação entra no combo de uma vida sexual saudável. Neste período, chegar ao clímax pode ser muito mais prazeroso.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Digo mais! Se você não estiver com nenhuma restrição médica, o uso de brinquedinhos sexuais está liberado. Não há razão para abandoná-los durante a gestação. Isso vai depender do desejo e do conforto de cada uma, simplesmente. Mas, lembre-se: a higienização correta dos sex toy é essencial para evitar infecções.

Vibradores em Promoção

Quer dar um upgrade na sua vida sexual? Na Miess você encontra diversos tipos de vibradores para as mais diversas situações, desde os vibradores clássicos até os mini vibradores que podem ser tão discretos quanto um batom.

Na Miess Sex Shop você encontra diversos tipos e modelos de Vibradores com os melhores preços e pagamento em 10X Sem Juros além de entrega para todo Brasil!

Masturbação na gravidez como autoconhecimento

Como a gravidez causa um mix de sentimentos na mulher, a masturbação surge, também, como uma forma de autoconhecimento. É uma maneira de se conectar com o seu novo corpo, que está em constante transformação interna e externa, e de ganhar segurança nessa fase cheia de surpresas. Assim, você fica também mais à vontade para transmitir esses aprendizados para a parceria.

Palavra "autoconhecimento" escrita em inglês, na cor branca, em fundo vermelho, com desenhos de diferentes vibradores ao redor, nas cores rosa e roxo, em post sobre masturbação na gravidez.

Ainda, dependendo do estágio da gravidez, masturbar-se do jeito tradicional pode ser um empecilho por causa do tamanho da barriga. Por isso, lembre-se que o corpo é repleto de pontos de prazer e que eles não estão somente na vagina. Explore cada cantinho e brinque com as possibilidades.

“Nosso corpo todo é erótico e orgástico. Caso a barriga esteja muito grande e ela não fique confortável, vale usar a fantasia, tocar os seios e outras partes do corpo e ter tanto prazer sexual quanto com a genitália.”

Carolina Freitas, terapeuta sexual da plataforma Sexo Sem Dúvida, em entrevista para o Portal Metrópoles.

A masturbação a dois também pode ser uma boa pedida. E, mais uma vez, não se preocupe. Não há motivos para a proibição do sexo ou masturbação em uma gestação saudável. Essa prática não fará mal para o bebê, nem o machucará ou prejudicará o seu desenvolvimento. Ele está bem protegido dentro da bolsa amniótica, sem contato com o exterior.

Caixa em formato de coração com vibrador dentro, ambos na cor rosa. Ao lado, há flores brancas e rosas.

Pelo contrário, só trará sensações satisfatórias para ele. Alguns médicos acreditam que contrações rítmicas causadas pelos orgasmos acalmam e confortam o bebê. Basta confirmar com o seu médico se você está apta para ter relações sexuais ou masturbar-se durante esse período.

Leia mais:

Como funciona o tesão na gravidez?

Segundo o blog Mãe me quer, há diferentes fases da libido no período da gravidez:

  • 1º trimestre: os seios ficam mais sensíveis e há maior probabilidades de enjoos, levando a mulher a uma menor predisposição ao sexo.
  • 2º trimestre: aqui, a mulher sente mais energia e a libido regressa, sendo um período mais tranquilo. Ainda neste momento, pode ser que a mulher não tenha vontade de ir até o fim na relação sexual, mas queira experimentar outras formas de prazer, como a masturbação.
  • 3º trimestre: nessa reta final de gestação, muitas mulheres ficam mais excitadas e têm orgasmos mais intensos do que antes de engravidar. Caso a gravidez evolua sem riscos, as relações sexuais são aconselhadas até ao final da gestação, tornando-se um método natural de estímulo ao trabalho de parto.

5 benefícios da masturbação na gravidez

A masturbação em si já oferece vários tipos de benefícios para a saúde, imagine enquanto grávida! Não tinha como ser diferente.

“Melhora a autoestima, ajuda a controlar a ansiedade, regula a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico, além de melhorar o sono.”

Mariana Betioli, obstetriz e especialista em saúde íntima, em entrevista para o blog da Vitat.

5 – Menos estresse para o dia a dia

Na masturbação há a liberação de vários hormônios, como a ocitocina, responsável por fazer você se sentir mais relaxada. Além disso, se masturbar ajuda a diminuir o cortisol, te deixando menos estressada. Ou seja, é um calmante natural.

Mão com luva de látex azul segurando um frasco com a palavra "ocitocina" escrita em inglês. Ao fundo estão duas seringas, mais dois frascos e um coração de crochê vermelho.

Esse contexto nos direciona para o próximo tópico:

4 – Melhora o humor

Durante o ato acontece a liberação dos “hormônios da felicidade”, como endorfinas, serotoninas e ocitocinas, que te deixam mais leve e tranquila. O mais legal é que essa sensação de bem-estar e alegria também é transmitida para o seu bebê. Dessa forma, esse é mais um motivo para incluir a masturbação no cotidiano.

3 – Ajuda na hora de dormir

Todo esse combo relaxante e o cansaço físico, causado pelas contrações musculares e pela energia gasta durante a masturbação, resultam em uma agradável noite de sono.

Mulher grávida deitada na cama e dormindo, em post sobre masturbação na gravidez.

Dormir bem é um dos fatores principais para esse momento da vida, por conta de toda essa confusão hormonal que o corpo está passando, sem falar nas questões emocionais de cada uma.

2 – Masturbação na gravidez alivia cólicas

Outro benefício da masturbação é o alívio de cólicas. Isso porque as endorfinas liberadas funcionam como analgésicos e podem aliviar os sintomas, trazendo um pouco mais de conforto.

1 – Facilita o trabalho de parto

Ter orgasmos e se masturbar fortalece o assoalho pélvico, o que pode ajudar na hora do parto. Aliás, de acordo com reportagem da Revista Crescer, fortalecer esse grupo de músculos pode resolver e até prevenir problemas na gestação, no parto e no pós-parto.

Mulher grávida, com camisola azul e bolinhas brancas, deitada em cama de hospital, respirando fundo, segurando a mão do marido e em trabalho de parto.

O sexo oral também está autorizado?

Sim! Aproveite que você estará com a sensibilidade literalmente à flor da pele, os hormônios bombando e viva todas as sensações que puder. Pense que depois precisará ficar de resguardo e sem atividades sexuais por um tempo.

O mais importante de tudo: faça o que tiver vontade! Ou seja, se também quiser ficar tranquila, com o desejo de não fazer nada, converse com a sua parceria, para que entenda e respeite o momento.

Quer deixar o clima mais quente?

Então conheça a Miess, o maior Sex Shop do Brasil com diversos acessórios para apimentar e esquentar o clima e elevar o nível da sua relação!

Posts Similares