Como Calcular Meu Lucro na Revenda? Ferramentas e Técnicas
Na hora de começar um negócio, é claro que a expectativa é sempre o dinheiro que receberemos. Dessa forma, surge uma grande dúvida: como calcular meu lucro na revenda?
É por isso que, no post de hoje, vamos explicar detalhadamente como calcular o lucro na revenda. Assim, você vai conseguir visualizar os seus ganhos com o seu negócio, mantendo seu crescimento e prosperidade.
O que é lucro?
Quando recebemos determinado valor por um produto ou serviço que oferecemos, não é todo esse preço que de fato conseguimos. Afinal, para termos tal produto para vender, primeiro precisamos ter gasto certo valor com ele.
Para ficar mais fácil de entender a ideia de lucro, vamos pensar na revenda. Por exemplo, se eu vendo uma bolsa por R$ 100, não significa que vou receber todo esse valor, já que, na verdade, eu gastei R$ 30 para comprá-la antes de revender.
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Portanto, o lucro é o valor que recebemos de uma venda menos o que gastamos com todos os custos relacionados a ela. Aqui podem entrar diversas questões: o preço para comprar o produto, o preço do frete, o possível aluguel de um espaço e muito mais.
Assim, compreender a ideia de lucro e aprender a calculá-lo é essencial para que seu negócio seja um sucesso. E é por isso que este post tem o objetivo de te ensinar a calcular o lucro na revenda!
Como calcular a margem de lucro
Além do lucro, você já dever ter ouvido falar em outro termo parecido: a margem de lucro. Ao invés de apresentar o valor dos ganhos – ou talvez prejuízos -, ela representa uma porcentagem.
Ou seja, a margem de lucro é a porcentagem do quanto você ganhou com uma venda em relação a por quanto você a realizou. Para entender melhor, vamos voltar no exemplo que demos acima: você revendeu uma bolsa por R$ 100, mas gastou R$ 30 com a sua compra e outros gastos adicionais. Consequentemente, o lucro é o ganho menos o gasto. Portanto: 100 – 30 = R$ 70 de lucro.
Agora, para calcular a margem de lucro, devemos dividir o lucro pelo valor da revenda. Logo: 70 / 100 = 0,7.
Como a margem de lucro é uma porcentagem, é necessário multiplicar esse valor por 100. Assim: 0,7 x 100 = 70%. E essa é a nossa margem de lucro!
Apesar de parecer complicado, esse cálculo é o padrão e é essencial para você compreender como está o andamento dos negócios. Afinal, é preciso ter em linhas gerais o quanto você está ganhando com as suas revendas.
Qual é a margem de lucro para revenda?
A margem de lucro pode variar de negócio para negócio, além de ter proporções diferentes dependendo do tamanho da empresa. Por exemplo, uma multinacional que tenha 10% de lucro certamente tem esse lucro em valor muito maior do que um microempreendedor com essa mesma porcentagem.
Porém, tratando-se do setor de vendas e, consequentemente, de revendas também, a margem de lucro costuma estar entre 10 e 15%.
Portanto, a partir dessa média, você pode calcular qual valor deve estabelecer para ter lucro na revenda.
Como definir os valores para ter lucro na revenda?
Agora que já estabelecemos como calcular o lucro e qual é a média da margem de lucro para um negócio de revendas, ainda é preciso pensar como definir valores. Afinal, dependendo do produto, é possível ter lucros maiores ou menores, cabendo a você fazer escolhas de preço aceitáveis.
Vamos entender melhor, então, o que você deve levar em consideração na hora de estabelecer os preços dos seus produtos.
Qual é o valor da compra?
Esse é o primeiro ponto, que vai interferir no quanto você deve cobrar na hora de revender. Cada produto possui o seu valor, que varia de acordo com a marca, o fornecedor, a qualidade, o material, etc.
Portanto, dependendo do quanto o seu fornecedor cobra por determinado produto, você deverá repassá-lo para seus clientes. Dessa forma, na hora de comprar um produto para revender, você deve pesquisar os diversos fornecedores do mercado e descobrir quais oferecem as melhores condições.
Outro ponto importante é que, se o fornecedor encarece o produto por algum motivo, você deve também repassar esse aumento para os clientes, repensando os preços que você cobra pela sua revenda.
Quanto esse produto custa no mercado?
Agora, o momento é de olhar para as pessoas que estão no mesmo mercado que você. Ou seja, analisar qual é o valor cobrado pela concorrência e como o seu se compara a ele.
Isso é essencial, já que, se outra pessoa no mesmo espaço cobra um preço mais barato do que o seu, nas mesmas condições, os clientes vão dar preferência a ela.
Essa situação não indica, porém, que você deve sempre priorizar ser o mais barato. Afinal, se você estabelecer preços bem mais baixos apenas para se destacar, também terá um lucro bem menor. O importante, portanto, é tentar estar na média de preço dos concorrentes e, se possível, oferecer melhores condições.
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Produto | Valor de compra | Valor de revenda | Lucro |
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Vibrador Ponto G Aveludado Com Formato de Golfinho | R$ 6,37 | R$ 19,90 | R$ 13,53 |
Calcinha Fio Em Renda Com Regulagem | R$ 5,26 | R$ 9,90 | R$ 4,64 |
Sutiã Rendado Sem Bojo Com Lacinho | R$ 10,78 | R$ 19,90 | R$ 9,12 |
Perfume de Calcinha Aromático | R$ 4,58 | R$ 9,99 | R$ 5,41 |
Quanto os seus clientes estariam dispostos a pagar?
Por fim, os seus clientes também interferem diretamente no valor que você deve cobrar por seus produtos. Isso porque, se a sua clientela tem um poder aquisitivo menor, ela não vai poder comprar produtos muito caros.
Dessa forma, é essencial calcular o lucro que você pode ter com a revenda de acordo com a realidade do seu negócio. Se os produtos que você vende não forem de extrema necessidade e tiverem valores altos, certamente muitas pessoas vão abrir mão de comprá-los.
Conclusão
Calcular o lucro com a revenda não é um processo difícil, mas estabelecer os valores que você pode ganhar requer certa análise. Compreender o nicho de mercado em que você deseja se inserir é essencial para descobrir o quanto as pessoas pagariam pelos seus produtos.
Mas nenhum negócio terá um lucro certeiro sem organização. Por isso, uma grande dica para tratar dos seus lucros é mantê-los organizados em uma planilha.
Dessa forma, anote quais produtos você comprou e em quais quantidades, quanto você pagou por eles, quantos e por quanto você revendeu. Com isso, você poderá calcular o lucro que está tendo com a revenda de forma mais eficiente, além de se manter atenta a possíveis variações de preço de fornecedores.
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