Bandeiras representando as diferentes formas de orientação sexual.

O que você precisa saber sobre orientação sexual

As diferentes formas de orientação sexual são um assunto muito diverso que fomentam amplos debates. Assim, as várias nomenclaturas que compõe esse tema permitem com que mais pessoas sintam identificação e acolhimento. Ao mesmo tempo, podem causar confusão, tabus e preconceitos por quem as desconhece.

É por isso que, neste post, contaremos tudo o que você precisa saber sobre orientação sexual, seja para encontrar a si mesmo ou para entender mais as diferentes relações afetivas que podem existir. Compreender a pluralidade de experiências é essencial para termos uma convivência social mais inclusiva!

Orientação sexual x identidade de gênero

Para começarmos a falar sobre esse assunto, é necessário esclarecer as diferenças entre os termos que fazem parte do universo da sexualidade. Desse modo, duas questões que costumam causar dúvidas são a orientação sexual e a identidade de gênero. Vamos entender mais do que se trata cada uma delas:

A orientação sexual diz respeito aos padrões de atração de uma pessoa. Lembrando que existem diferentes orientações sexuais, que serão explicadas mais à frente. Contudo, já podemos adiantar que a atração sexual pode ser para o gênero oposto, para o mesmo gênero, para mais de um ou independentemente do gênero. Há ainda pessoas que não sentem atração sexual por outras.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Já a identidade de gênero diz respeito ao gênero com que a pessoa se identifica. Ou seja, se ela se identifica com aquele atribuído ao nascer por meio de sua genitália, sendo cis; se ela se identifica com o gênero oposto, sendo trans; ou, ainda, se ela não se identifica com nenhum dos dois, os chamados não-binários.

A questão de gênero é muito mais do que um fator biológico: é um conceito social e cultural. Desse modo, homem, mulher ou outra identidade relaciona-se diretamente ao papel que a nossa sociedade determinou para esses gêneros. Estamos falando da aparência física, da forma de agir e das funções que teremos dentro da vida social, por exemplo.

Casal de mãos dadas em frente a bandeira LGBTQIA+.

É importante destacar que a orientação sexual e a identidade de gênero não são questões inatas, podendo existir de forma fluida ao longo da vida de alguém. Apesar de as nomenclaturas serem criadas para facilitar o processo de identificação e acolhimento, ninguém precisa se fechar em uma caixinha, ok?

Podemos falar em opção sexual?

Não! Esse é um termo incorreto que muitas pessoas usam por achar que é sinônimo de orientação sexual. Assim, se tratamos a sexualidade de alguém como “opção”, damos a entender que a pessoa escolheu ser de tal maneira, o que não é verdade.

A orientação sexual é um fator involuntário, que está além de uma escolha banal e não pode ser simplesmente mudado. Não é como se, ao longo da vida, apresentassem para nós todas as possibilidades de atração e nos mandassem escolher uma como quem escolhe a qual filme irá assistir.

Apesar disso, uma pessoa pode sim afirmar sua orientação sexual de diferentes formas com o passar do tempo. Por exemplo, uma mulher que antes se identificava como bissexual pode se entender agora como lésbica. Isso não significa que ela mudou sua orientação sexual, apenas que ela se conheceu melhor e achou que outra nomenclatura representava melhor o que ela descobriu sentir.

Como dito anteriormente, uma orientação sexual não é uma cela que deve restringir suas experiências. O processo de entendimento e aceitação da sexualidade pode ser confuso e até complicado, com cada pessoa precisando do próprio tempo para entender como ela se enxerga no mundo.

Pessoa de pé com várias setas no chão, representando as possibilidades de orientação sexual.

As diferentes expressões de gênero

Um fator que ultrapassa as questões estabelecidas com a orientação sexual é a expressão de gênero, sendo uma questão independente da outra. Essa diz respeito à forma como demonstramos quem somos dentro das questões de gênero.

Desse modo, as expressões de gênero são muito relacionadas às ideias que temos de masculinidade e feminilidade. Por exemplo, uma pessoa pode se apresentar visualmente com traços comumente associados ao feminino, ao masculino, a ambos ou neutros.

As expressões de gênero não dependem da orientação sexual de uma pessoa. Ou seja, um homem gay não precisa ter trejeitos afeminados, assim como um homem hétero não precisa ser o estereótipo do “machão”, por exemplo. Vai de cada pessoa se expressar de acordo como bem entender!

Conheça diferentes formas de orientação sexual

Conhecer as nomenclaturas que representam as várias orientações sexuais é importante para que possamos respeitar e compreender as diferentes formas de viver as relações e afetos. Além disso, ninguém tem a obrigação de classificar quanto a uma sexualidade, mas saber que existem comunidades com as mesmas vivências ajuda no processo de entendimento e autoaceitação.

Heterossexual

Uma pessoa que sente atração pelo gênero oposto exclusivamente é heterossexual. Ou seja, homens que só sentem atração por mulheres, e mulheres que só sentem atração por homens. Essa é a sexualidade mais conhecida e é aquela tida como o “padrão” na sociedade.

Homossexual

Ao contrário dos heterossexuais, os homossexuais são aqueles que sentem atração exclusivamente pelo mesmo gênero que o próprio.

Nesse caso, temos duas subdivisões: homens que se relacionam apenas com homens são gays, enquanto mulheres que se relacionam somente com mulheres são lésbicas.

Bissexual

Os bissexuais, assim como os pansexuais – que serão falados a seguir – são os chamados multissexuais. Isso significa que uma pessoa que se identifica com uma dessas orientações sexuais sente atração por mais de um gênero.

Anteriormente, o termo bissexual dizia respeito a uma pessoa que se sente atraída tanto por homens, quanto por mulheres. Contudo, isso faz parecer com que a bissexualidade exclui pessoas trans, o que não é verdade. Portanto, apesar de a diferenciação entre as duas sexualidades não ser exata, é possível dizer que o gênero influencia na atração dos bis.

Pansexual

Já uma pessoa pansexual é aquela que sente atração por outra independentemente da sua identidade de gênero ou orientação sexual. Dessa forma, o interesse de alguém pan depende do estilo, da personalidade e características, por exemplo, do outro ser humano. Portanto, ela pode se atrair por homens e mulheres cis ou trans, não binários e com outras identidades.

Como a bissexualidade e a pansexualidade podem parecer próximas, vai de cada pessoa escolher com qual nomenclatura se sente mais confortável!

Assexual

Há também as pessoas que sentem pouca ou nenhuma atração sexual por outras: eles são os assexuais. Contudo, assim como as outras sexualidades, a assexualidade não é algo fechado. Alguém que se identifica como assexual pode sentir atração romântica por outro sem sentir desejo sexual, por exemplo. Por isso, um assexual também pode ser heterossexual, homossexual ou multissexual.

Produtos de Sex Shop em Promoção

Se você está a procura de produtos de sex shop, seja para uso pessoal ou para revenda, saiba que encontrou o lugar certo! Aqui, você irá encontrar tudo que precisa para abrir uma loja de produtos eróticos ou para uso próprio: vibradoreslubrificantesfantasias eróticas, plugs, pompoarismosuplementos, higiene pessoal e muito mais.

A Miess Sex Shop é a maior distribuidora de produtos eróticos do Brasil, disponibilizando uma grande variedade em seu catálogo online, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares