Bandeira da demissexualidade contra o céu.

Entenda o que é demissexualidade

Com a ampliação dos diálogos sobre orientações sexuais, descobrimos novos termos que ajudam as pessoas a se identificarem consigo mesmas. Entre eles está a demissexualidade.

Entretanto, a falta de conhecimento sobre o assunto cria uma série de estereótipos e estigmas quando falamos de sexualidade. Por isso, neste post, vamos te ajudar a entender o que é a demissexualidade, como funciona esse tipo de atração e por que é tão importante que haja um reconhecimento dessa e de outras orientações.

O que é demissexualidade

A demissexualidade é uma orientação sexual usada para designar as pessoas que sentem atração sexual por outras apenas após desenvolver um vínculo afetivo. Ou seja, é somente depois de terem uma conexão emocional com o outro que sentirão desejo sexual por ele.

Isso tem relação direta com o nome dado a essa orientação. Assim, o prefixo “demi” tem o significado de “meio”, enquanto o “sexual” indica a atração. Portanto, pode-se dizer que uma pessoa demissexual está no meio entre a atração e a não atração sexual.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Contudo, identificar-se como demissexual não significa que a pessoa deseja realmente conhecer e se conectar com outra antes de ter envolvimento sexual com ela. Na verdade, é mais como se ela tivesse antes uma vivência assexual, mas, com a formação do vínculo, passasse a sentir atração por aquela pessoa em específico.

E uma informação importante: com a formação do elo afetivo, não quer dizer que a pessoa vá sentir obrigatoriamente atração por outra, mas, sim, que isso é um pré-requisito para que ela tenha interesse sexual.

Tal qual qualquer orientação sexual, a demissexualidade pode se aplicar a qualquer pessoa, de qualquer idade e de qualquer parte do mundo.

Pessoas de mãos dadas para ilustrar um post sobre demissexualidade

Demissexualidade e assexualidade são a mesma coisa?

A resposta para essa pergunta é não, apesar de a demissexualidade estar contida no espectro da assexualidade.

Isso porque a assexualidade diz respeito à falta de atração sexual por outras pessoas, enquanto a demissexualidade indica a falta de atração até que se fortaleça um vínculo que possa gerar essa atração.

Pode ser, inclusive, que uma pessoa se identifique como assexual até que passe a sentir atração por alguém, podendo, se desejar, mudar a nomenclatura com a qual se identifica. Entretanto, isso não é uma justificativa para diminuir a experiência de alguém, uma vez que a construção da própria identidade sexual não precisa ser algo rápido ou muito menos fechado e imutável.

A demissexualidade em relação a outras orientações sexuais

Outro ponto importante a ser destacado é que uma pessoa que se identifica como demissexual também pode ter outras identificações sexuais e identidades de gênero.

Ou seja, tanto pessoas heterossexuais, quanto bi, pan e homossexuais, por exemplo, podem se entender como demissexuais. E isso também vale para pessoas cis, trans, não binárias ou de qualquer outra identificação.

Portanto, a demissexualidade não indica por quem a pessoa sentirá atenção, apenas a forma como se manifestará essa atração.

Bandeiras representando as diferentes formas de orientação sexual, como a demissexualidade

A demissexualidade e o puritanismo

Um dos estigmas significativos associados à demissexualidade está vinculado a concepções puritanas. Isso porque muitas pessoas acham erroneamente que os demissexuais estão “decidindo esperar” para ter vivências sexuais com outros apenas após terem um relacionamento sério, como era tradição no passado.

Além disso, outros dizem que é normal você querer conhecer alguém melhor antes de ter práticas sexuais. E realmente é normal, contudo, nesse caso, estamos falando de uma escolha.

No caso da demissexualidade, não se relacionar sexualmente sem ter um vínculo não é uma escolha, e, sim, parte do que sente. Portanto, a pessoa não “espera” para ter atos sexuais por conservadorismo ou algo do tipo, mas porque precisa ter essa conexão para sentir atração.

Consequentemente, é comum que os demissexuais se sintam atraídos por uma pequena quantidade de pessoas ao longo da vida, ou até mesmo uma única pessoa. Entretanto, nenhuma experiência precisa ser igual ou se fechar em uma caixa.

A bandeira demissexual

Assim como outras orientações sexuais, a demissexualidade tem a sua própria bandeira, uma forma de simbolizar os membros dessa comunidade. Dessa forma, vamos entender o significado de cada uma das suas cores:

  • O triângulo preto indica a assexualidade restrita, ou seja, a ausência total de atração sexual;
  • A faixa branca representa o espectro da atração sexual, o que também inclui quem não é demissexual, mas se entende como um aliado;
  • A parte roxa é a ideia de comunidade;
  • E a faixa cinza diz respeito à área cinza da sexualidade, ou seja, a zona entre a atração e a não atração sexual, em suas múltiplas variações.
bandeira da demissexualidade com um triângulo preto deitado do lado esquerdo, uma faixa grossa e branca na parte superior, uma faixa fina roxa no centro e uma faixa grossa cinza na parte inferior.

A importância de se identificar

Apesar de ninguém precisar se rotular para poder viver suas experiências com a sexualidade livremente, saber que existe uma comunidade que tem vivências semelhantes às suas pode ser motivo de conforto para muitas pessoas.

Ter uma característica que foge do padrão social pode causar medo e dificuldade de aceitação. Portanto, conhecer as diferentes orientações sexuais permite que as pessoas tenham um melhor autoconhecimento e possam conviver com as suas identidades da melhor forma que entenderem.

Além disso, falar abertamente sobre sexualidade permite que indivíduos de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero compreendam melhor uns aos outros e possam abandonar preconceitos e estigmas.

Produtos de Sex Shop em Promoção

Se você está a procura de produtos de sex shop, seja para uso pessoal ou para revenda, saiba que encontrou o lugar certo! Aqui, você irá encontrar tudo que precisa para abrir uma loja de produtos eróticos ou para uso próprio: vibradoreslubrificantesfantasias eróticas, plugs, pompoarismosuplementos, higiene pessoal e muito mais.

A Miess Sex Shop é a maior distribuidora de produtos eróticos do Brasil, disponibilizando uma grande variedade em seu catálogo online, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares