tipos de orgasmos

Tipos de orgasmos: saiba como identificar

Se você já notou que existem diferenças nos orgasmos na hora h, saiba que isso é algo comum. Recentemente, um estudo da Universidade Charles, em Praga, na República Tcheca, revelou a existência de três tipos de orgasmos femininos.

Quer saber quais são eles e as principais características de cada um? Confira neste post.

O que é orgasmo?

Apesar de parecer algo já esclarecido e de conhecimento geral, primeiramente, é importante esclarecer o que é orgasmo. Isso porque algumas mulheres têm dificuldade de identificar se chegaram ao ápice do prazer por não saber ao certo o que caracteriza o orgasmo.

De acordo com ginecologistas, orgasmo nada mais é do que um pico da excitação sexual. Trata-se de uma descarga de tensão acompanhada de uma sensação de relaxamento e prazer com duração de segundos.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Geralmente, as mulheres atingem o clímax por meio do estímulo clitoriano. Isso acontece porque o clitóris é um órgão com cerca de 10 mil terminações nervosas e com a função exclusiva de proporcionar prazer.

Porém, a estimulação clitoriana e a penetração não são os únicos meios para atingir o orgasmo. Na verdade, o ser humano é, em sua essência, um ser sensorial e pode ser estimulado de diversas maneiras.

Por isso, não estranhe se uma amiga já confidenciou para você que atingiu o orgasmo apenas com estimulação dos seios ou das mamas. Como sempre lembramos aqui, prazer é algo muito particular, e para descobrir o que faz sentido para você, a masturbação e o toque são os caminhos mais recomendados.

prazer sexual

Como saber se tive um orgasmo?

Se você ainda está em dúvida e não sabe se teve ou não um orgasmo, é importante conhecer o ciclo de resposta sexual.

Formado por 4 fases, sendo o orgasmo uma delas, o ciclo é vivenciado por mulheres e homens.

Integram o ciclo os seguintes estágios:

Excitação:

A excitação é a primeira fase do ciclo de resposta sexual. Ela acontece quando estímulos físicos e psicológicos provocam a ação do sistema nervoso, promovendo assim, a liberação de fluidos lubrificantes essenciais para tornar o sexo prazeroso e confortável.

Platô:

Em seguida, passamos para a fase platô caracterizada pela permanência das alterações percebidas durante o estágio da excitação. Essas alterações são mantidas com muita intensidade e podem durar alguns segundos ou até mesmo muitos minutos!

Orgasmo

Chegamos a ele: o orgasmo. Essa fase é a mais breve do ciclo de resposta sexual e tem como principal característica a presença de sensações intensas de prazer.

Durante o orgasmo, é possível perceber contrações rítmicas da musculatura lisa dos órgãos sexuais, assim como também, do períneo – região localizada entre o ânus e a vagina responsável por segurar todos os órgãos pélvicos.

orgasmos

afinal, quais são os tipos de orgasmos?

Além da diversidade de caminhos para chegar lá, existem também tipos diferentes de orgasmos.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Charles, em Praga, e posteriormente publicado na revista científica Journal of Sexual Medicine identificou três tipos de orgasmos feminino: “onda”, “avalanche” e “vulcão”.

E para quem está se perguntando de onde vieram esses nomes criativos, os pesquisadores esclareceram que a escolha tem relação direta com os movimentos do assoalho pélvico durante a preparação para o orgasmo e a posterior liberação de tensão.

Ok. Mas, quais são as diferenças entre cada um? Vamos a elas:

Onda

O orgasmo chamado de “onda” é aquele em que se percebe ondulações ou contrações sucessivas de tensão e liberação de orgasmo.

De maneira geral, como o próprio nome sugere, este tipo de orgamo se caracteriza por uma onda de tensão e liberação dos músculos durante o clímax do prazer.

Avalance

Já a “avalanche” acontece quando há uma tensão mais elevada do assoalho pélvico com contrações que diminuem durante o orgasmo.

Ou seja, quando a mulher tem a avalanche, ela percebe uma tensão maior no assoalho pélvico que vai diminuindo ao longo do orgasmo.

Vulcão

Por fim, temos o orgasmo que recebeu o nome de “vulcão”. Basicamente, ele ocorre quando o assoalho pélvico permanece em uma tensão mais baixa antes de aumentar drasticamente no clímax. É aquele tipo de orgasmo que vai chegando devagar, sabe?

Além da questão da contração do assoalho pélvico, considerado pelos pesquisadores, quando falamos em tipos de orgasmos podemos considerar também a origem do estímulo.

Tipos de orgasmos de acordo com o estímulo

Orgasmo clitoriano

Como mostramos ao longo deste post, um dos orgasmos mais comuns vivenciados pelas mulheres é o clitoriano. E a explicação é simples: estima-se que o clitóris tenha quatro vezes mais terminações nervosas que a glande do pênis.

Graças a todo esse pontencial, o orgasmo clitoriano pode ser considerado muito mais intenso que o vaginal.

E para desfrutar do prazer que só o clitóris pode oferecer, você pode colocar os seus dedinhos para jogo ou receber o auxílio de um brinquedo erótico.

Entre os sextoys mais eficientes para ter orgasmo clitoriano está o sugador de clitóris. Aqui na Miess, você encontra modelos com diferentes modos de sucção e vibração e de marcas reconhecidas no mercado.

Orgasmo vaginal

A penetração também é outra fonte de orgasmo feminino. Porém, como evidenciado por ginecologistas, para que ele aconteça é necessário que a mulher seja bem estimulada desde o começo do ato, principalmente, se considerarmos que a resposta sexual feminina acontece lentamente.

Segundo uma pesquisa publicada em um periódico acadêmico, para alcançar o ápice do prazer na penetração vaginal, a relação sexual precisa ter uma duração maior. Para isso, o casal pode variar as posições sexuais e receber a ajudinha de um lubrificante com uma função diferenciada, como a de esquentar, por exemplo.

Orgasmo anal

Que o ânus pode ser uma fonte poderosa de prazer não é segredo para ninguém. Isso porque a região possui uma quantidade elevada de terminações nervosas.

Se a mulher estiver relaxada, excitada e confortável, ela pode sim vivenciar orgasmos anais incríveis. No entanto, para que isso aconteça é indispensável o uso de um lubrificante, já que, diferentemente da vagina, o ânus não conta com lubrificação natural.

Além disso, é importante lembrar que o orgasmo anal pode ocorrer por meio da penetração ou com a ajudinha de vibradores, dedos ou língua.

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler também: Simulador de sexo oral: 3 modelos para você se divertir.

Posts Similares