imagem de flores formando o sistema reprodutor feminino

O que é ginástica íntima e como funciona essa técnica?

Assim como todas as partes do nosso corpo, a área íntima também precisa ser exercitada para se manter saudável. A ginástica íntima é hoje um dos exercícios mais recomendados pelos ginecologistas para fortalecimento da musculatura pélvica, mas não é somente esse o único benefício da prática: mulheres que exercitam a região vaginal diariamente consegue chegar ao orgasmo com mais facilidade durante o sexo.

De modo geral, a ginástica íntima é dividida em dois exercícios principais: os exercícios de Kegel e o pompoarismo, que além de fortalecer a musculatura, ainda contribuem para o fortalecimento do assoalho pélvico que facilita a prática de algumas posições durante o sexo.

Embora já seja muito comum na Tailândia e passe de geração para geração entre as mulheres, essa prática é relativamente nova no Ocidente, e tem hoje um papel muito importante nos cuidados com a saúde íntima da mulher.

Confira a seguir um pouco mais sobre a ginástica íntima!

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

O que é ginástica íntima

A ginástica íntima nada mais é do que exercícios de fortalecimento muscular da área íntima com a finalidade de proporcionar saúde e bem-estar para a mulher, além de favorecer algumas posições sexuais e estimular o orgasmo com mais facilidade.

a ginástica íntima nada mais é do que a prática de exercícios para fortalecer a musculatura da vagina
a ginástica íntima nada mais é do que a prática de exercícios para fortalecer a musculatura da vagina

Para isso, usa-se 4 movimentos principais para fortalecimento pélvico, como:

Ordenhar

O movimento de ordenha nada mais é do que contrair os anéis vaginais. Além de fortalecer a musculatura da região, ainda pode ser usado durante o sexo para massagear e pressionar o pênis.

Para fazer o exercícios, basta pressionar a vagina e soltar, como se estivesse apertando algo.

Chupitar

Parecido com o movimento de Ordenha, esse tipo de movimento consiste em fazer sucção com a vagina.

Sugar

O movimento de Sugar é parecido com o sexo oral para o homem, fazendo com que ele tenha a mesma sensação duranta e penetração, por meio de sucções específicas na região da vagina.

Estrangular

Quando a mulher faz uma pressão com a vagina, especialmente durante o sexo, o movimento recebe o nome de Estrangular, retardando a ejaculação do parceiro e prolongando o prazer.

Quais os benefícios da ginástica íntima para a saúde da mulher?

Os principais benefícios estão ligados ao fortalecimento da região vaginal, especialmente na melhora de quadros de vaginismo, flacidez vaginal e vulvodinia. Porém, pode impactar em disfunções urinárias e melhora no funcionamento do intestino, já que os exercícios trabalham toda essa região da área íntima feminina.

Além disso, também é benéfica pois:

  • auxilia no pós-parto;
  • pode ajudar no trabalho de parto;
  • diminui os sintomas da menopausa;
  • previne miomas;
  • ajuda a fortalecer a musculatura e recuperar o tônus muscular vaginal;
  • evita quedas na bexiga;
  • reduz cólicas menstruais.

Quais os benefícios da ginástica íntima para o sexo?

Além do impacto positivo na área da saúde feminina, a ginástica íntima ainda atua na melhora do desempenho sexual, especialmente no quesito orgasmo. Isso porque, ao saber controlar e estimular a vagina, a mulher consegue alcançar o ápice do prazer com mais facilidade, além de conseguir desempenhar algumas posições específicas que deixam o sexo mais prazeroso.

a ginástica íntima é uma excelente forma de controlar a vagina e conseguir alcançar o orgasmo com mais facilidade
a ginástica íntima é uma excelente forma de controlar a vagina e conseguir alcançar o orgasmo com mais facilidade

Os exercícios da ginástica íntima ainda ajudam a aumentar e intensificar a lubrificação e libido, especialmente porque pode ser usada durante o sexo para proporcionar ainda mais prazer ao casal.

Qualquer pessoa pode fazer ginástica íntima?

Por ter muitos benefícios, a ginástica íntima possui poucas contra-indicações, mas é sempre recomendado conversar com seu ginecologista sobre o assunto antes de começar a praticá-la.

Algumas mulheres que devem evitar a ginástica íntima são:

  • gestantes durante o primeiro trimestre de gestação;
  • durante crises de infecção urinária;
  • pacientes com dispareunia, vaginismo, bexiga caída, candidíase, miomas e endometriose;
  • mulheres que tenham feito qualquer cirurgia recentemente.

Como fazer a ginástica íntima

Passo 1

Antes de dar início aos exercícios, esvazie a bexiga e procure um local tranquilo onde você se sinta à vontade para praticar os exercícios. Em seguida, sente-se com os joelhos retos, e imagine que tem um objeto embaixo de você.

Passo 2

Feito isso, aperte e solte a vagina, como se estivesse segurando para fazer xixi e depois relaxe. O exercício deve ser feito como se você estivesse levantando o objeto imaginário que está embaixo de você com a força da vagina. Contraia por 3 segundos, depois relaxe e solte devagar.

Treine alguns dias fazendo a contração por 3 segundos, depois suba para 5 e depois para 10. Quando atingir os 10 segundos, contraia pelo tempo que conseguir para intensificar os exercícios.

faça movimentos de contração, segure por alguns segundos e solte
faça movimentos de contração, segure por alguns segundos e solte

Vale lembrar que nessa etapa você não deve contrair os músculos do abdômen, coxas e nem nádegas, e deve parar de realizar os exercícios caso sinta qualquer dor ou desconforto.

Passo 3

É importante repetir esse exercício por aproximadamente 20 vezes seguidas, com duração de 10 minutos no total de exercício e 1 minuto de descanso entre as séries. Você também pode variar as posições ficando em pé ou sentada, como achar mais confortável.

Para surtir efeito, a ginástica íntima deve fazer parte do seu dia a dia, já que quanto mais você praticar, maiores serão os resultados. Além disso, tenha em mente que mais importante do que quantos segundos você mantém a vagina contraída, é a frequência da prática dos exercícios e a qualidade com que ele é feito.

Acessórios que potencializam a ginástica íntima

Alguns acessórios podem ajudar a potencializar os resultados dos exercícios, tensionando ainda mais os músculos vaginais.

Alguns dos mais usados são:

Ben Wa

O Ben Wa são duas bolinhas de aproximadamente 3 centímetros ligadas em um fio de silicone. Para usá-la durante a ginástica íntima, coloque as bolinhas dentro da vagina para movimentá-las e trabalhe a mobilidade para dominar movimentos de sugar e expelir.

BEN WA BOLINHAS DE POMPOAR EM SILICONE AVELUDADO
BEN WA BOLINHAS DE POMPOAR EM SILICONE AVELUDADO

Vibrador personal

Para quem deseja potencializar os exercícios, vale a pena investir em um vibrador pequeno e fino de até 3 centímetros de diâmetro e 13 de comprimentos. A dica é usar os vibradores retos, já que os curvos podem causar incômodos durante os exercícios.

VIBRADOR PERSONAL MULTI-VELOCIDADE COM TEXTURA AVELUDADA 13,5CM VIP MIX
VIBRADOR PERSONAL VIP MIX

Cone

O cone também é excelente para ajudar no fortalecimento da musculatura vaginal. Para a prática, indica-se cones de no máximo 50 gramas para fazer os movimentos mais avançados.

CONE VAGINAL DE METAL LILÁS 57G HARD
CONE VAGINAL DE METAL LILÁS 57G HARD

Agora que você aprendeu os benefícios da ginástica íntima, não deixe de consultar seu ginecologista e falar a respeito da prática para fortalecimento muscular e também para melhora do desempenho sexual. Além disso, a prática também pode ser uma ótima saída para tratar problemas como flacidez e vaginismo.

Produtos de Sex Shop em Promoção

Se você está a procura de produtos de sex shop, seja para uso pessoal ou para revenda, saiba que encontrou o lugar certo! Aqui, você irá encontrar tudo que precisa para abrir uma loja de produtos eróticos ou para uso próprio: vibradoreslubrificantesfantasias eróticas, plugs, pompoarismosuplementos, higiene pessoal e muito mais.

A Miess Sex Shop é a maior distribuidora de produtos eróticos do Brasil, disponibilizando uma grande variedade em seu catálogo online, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares