médica e paciente sorrindo em consulta médica

Descubra a importância dos exames de rotina na saúde da mulher

Estar sempre de olho na saúde é importante para uma vida cheia de bem-estar, por isso os exames de rotina são essenciais. Além da boa alimentação e exercícios físicos, a mulher precisa ter um cuidado redobrado com a saúde, para prevenir doenças.

Idas ao ginecologista e exames de sangue conseguem realizar um diagnóstico precoce de doenças, facilitando o tratamento. Mas acima de tudo, é ter certeza que está sempre tudo em ordem, para no futuro não ser pega de surpresa.

Confira os principais pontos de importância dos exames de rotina.

Saúde da mulher

No quesito saúde, o corpo feminino possui algumas especificidades, por isso o Ministério da Saúde divulgou um documento de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da mulher como alguns princípios e diretrizes.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Como mencionado, a fisiologia feminina é distinta da masculina, levando a condições e doenças específicas. Por exemplo, é preciso prestar atenção em alterações do ciclo menstrual, sangramentos fora do padrão, dores durante as relações sexuais, nódulos mamários e outras questões ginecológicas. Porém, a saúde feminina vai muito além das questões ginecológicas.

mulher sorrindo em uma consulta médico fazendo exames de rotina

Saúde reprodutiva

A ida ao médico para cuidar da saúde reprodutiva é importante para garantir a eficiência e segurança dos métodos anticoncepcionais. Dessa forma, o médico juntamente a paciente conseguirão escolher a melhor opção.

Período gestacional

Durante os nove meses de gravidez, a mulher precisa ir ao médico com uma maior frequência para realizar exames específicos, como o pré-natal que verifica a saúde do bebê, detectando precocemente possíveis doenças.

Câncer

Entre a população feminina, os cânceres mais comuns são o de mama, cólon, colo do útero, pulmão e tireoide, devido a questões genéticas. A prevenção deles envolve exames ginecológicos e mamografias.

Saúde Mental

As mulheres possuem flutuações hormonais que ocorrem por conta do ciclo menstrual, gravidez e menopausa, além das pressões sociais. Por isso, elas estão mais propensas a precisarem de acompanhamento psicológico, para o bem-estar.

mulher na consulta com psicologa

Além disso, elas possuem uma saúde mais delicada e por isso precisam realizar os exames de rotina com maior frequência.

Exames de rotina sinônimo de qualidade de vida

Os exames ajudam o médico a avaliar o estado atual de saúde e detectar doenças que não apresentam sintomas aparentes, ou demoram para aparecer.

Quando falamos sobre exames de rotina, estamos indo além dos físicos como sangue e urina. É importante prestar atenção na saúde mental também, e isso significa de tempos em tempos consultar uma psicóloga.

Quais são os exames de rotina?

Exames de rotina são todos os que o médico consegue avaliar a saúde da paciente. Após passar em uma consulta, a mulher deve fazer o check-up, para então retornar e o profissional, conseguir dizer se está tudo bem.

A seguir, confira alguns exames e seus objetivos.

Ultrassom transvaginal

Com foco no sistema reprodutor feminino, útero, trompas e ovários, o exame ajuda a identificar, miomas, cistos, tumores e casos de endometriose. Caso a paciente utilize DIU, indica-se para verificar a posição.

Dessa forma, o ultrassom deve ser feito durante o período menstrual. A paciente fica deitada e de pernas abertas para a médica, que irá inserir uma espécie de sonda no canal vaginal.

Ocasionalmente, as mulheres evitam esse exame por se ter a ideia de que é dolorido. Entretanto, os laboratórios afirmam que ele pode apenas causar um desconforto, mas nada de dor.

Mamografia

Assim também, a mamografia é um exame obrigatório para mulheres com mais de 40 anos, mas nada impede que as mais novas façam também. As imagens emitidas a partir de baixas ondas de radiação fazem parte de uma tecnologia ultrassensível e por isso, os resultados são precisos.

mulher fazendo mamografia, um exame de rotina importante para a saúde da mulher

A finalidade do exame é diagnosticar o câncer de mama. Conforme o Ministério da Saúde, ocorrem 52.680 diagnósticos. E dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que esse tipo é o mais comum entre mulheres.

Exames de sangue

O mais básico e comum dos exames, o hemograma, mostra como está o colesterol, níveis de glicemia e triglicérides. Avalia também a função do fígado, rins e a presença de diabete.

Provavelmente, a única complicação desse exame seja o jejum em alguns casos, como o de glicemia, que é de no mínimo 8 horas.

Papanicolau

O papanicolau, bem como outros exames, envolvem a ginecologia e devem ser feitos assim que a mulher inicia sua vida sexual. Seu objetivo é identificar o câncer de colo de útero, além de outras infecções, como herpes.

exame papanicolau

Sempre que o ginecologista sentir, pode pedir exames complementares para o diagnóstico de HPV ou Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Eletrocardiograma

É um exame simples no qual alguns eletrodos são colocados no peito, tornozelos e punhos, região na qual os batimentos cardíacos são mais presentes.

O resultado, emitido na hora, analisa a intensidade e velocidade dos batimentos. Dessa forma, o médico conseguirá analisar se o músculo está enfraquecido e o risco de infarto.

Porém, a paciente deve realizar esse exame caso sinta falta de ar constantemente, dores no peito, ritmo cardíaco irregular e tonturas.

exame eletrocardiograma

Exames de fezes e urina

Conforme o nome já diz, o exame de urina, através das células e bactérias, analisa a saúde dos rins, quantidade de proteína, infecção urinária, diabete e até câncer de bexiga.

Enquanto isso, o exame de fezes procura investigar existência de parasitose, gordura, bactérias ou outras infecções relacionadas ao intestino.

Avaliação ergométrica

Outro exame que analisa os batimentos cardíacos é a avaliação ergométrica. Essa avaliação serve como teste de esforço. Com supervisão, a mulher provoca o uso máximo da sua potência física e seu ritmo cardíaco é analisado.

Sua saúde em primeiro lugar

Os exames de rotina são considerados primários e estão disponíveis em todos os laboratórios particulares e públicos. Eles são uma forma de autocuidado, e o primeiro passo para uma longa vida. Por isso, não deixe de consultar um médico e sempre estar com seus exames em dia, sua saúde sempre vem em primeiro lugar!

Lingerie em Promoção

Conhecemos a importância de um belo conjunto de lingerie para apimentar sua noite ou, até mesmo, de uma roupa íntima confortável para encarar os desafios da sua rotina. Por isso, disponibilizamos um catálogo completo de Lingerie e Moda Íntima para atender suas necessidades em todas as ocasiões possíveis do cotidiano.

Na Miess, você encontra diversos modelos de Conjunto de Lingerie, Calcinha, Sutiã, Espartilho, Lingerie Plus Size e muito mais, confeccionados em material de qualidade, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares