mulher dormindo

A Importância do Sono na Saúde da Mulher: Dicas para uma Boa Noite de Descanso

Dormir é importante para todos, por isso o sono na saúde da mulher é relevante. Dormir oito horas não importa se o tempo não for de qualidade, uma boa noite de sono é essencial para saúde a curto e longo prazo. Além de promover disposição, uma boa noite de sono ajuda no funcionamento do organismo.

Por isso, reunimos aqui as principais dicas de como ter uma boa noite de descanso. Para que você, mulher, consiga usufruir de todos os benefícios e ter uma melhor qualidade de vida.

Qual a importância do sono na saúde da mulher?

Mas por que o sono é mais importante para mulher? A rotina feminina está cada vez mais estressante. Com o acúmulo de funções, ansiedade e por isso está cada vez mais difícil ter uma boa noite de sono. Desencadeando problemas como a apneia do sono, que segundo a Society for Women’s Health Research, uma a cada cinco possuem apneia do sono e a maioria não sabe da condição, o que agrava o problema de saúde.

É durante as horas de sono que nosso corpo cumpri as necessidades fisiológicas. Além de ajudar na consolidação da memória, ele ajuda a reparar tecidos, realizar síntese de proteína, crescimento muscular e por conta da melatonina melhora a pele.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Os principais benefícios que a qualidade de sono pode trazer são: disposição para praticar atividades físicas, controle do apetite, bom humor, consolidação do aprendizado e melhora nossa cognição e desempenho no trabalho.

mulher dormindo para ilustrar um post sobre a importância do sono na saúde da mulher

Ajuda no sistema Endócrino

Ginecologista Juliana Ribeiro explicou o impacto do sono no sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios. Durante o sono, o corpo libera diversos hormônios na corrente sanguínea. O hormônio do crescimento, GH, desempenha um papel essencial no reparo de tecidos, na manutenção da massa muscular e na preservação do sono; ele é liberado enquanto dormimos.

O equilíbrio entre a grelina e a leptina também ocorre nesse momento. Elas são, respectivamente, responsáveis por estimular o apetite e promover a sensação de saciedade.

Outro hormônio também afetado pela falta de sono é o Cortisol, responsável pelo estresse. Em quantidade elevada, pode trazer malefícios como: dificuldade de concentração, queda de cabelo e menstruação irregular. Por isso que, quando dormimos pouco, ficamos estressados e com um grande apetite, os hormônios estão desregulados.

mulher usando computador estressada mordendo um lápis

Afeta a vida sexual

A qualidade do sono está relacionada com a vontade sexual. Sendo assim, quando ficamos cansados pelo excesso de sono, o desejo diminuí com a lubrificação, satisfação e excitação. A falta de sono também pode causar um desbalanço hormonal, responsável pela queda da libido.

Quebrando o tabu, mulheres são mais felizes nos relacionamentos quando a vida sexual está boa. Mas como conseguir isso, se está sempre cansada ou vivendo com filhos pequenos.

Como dormir bem?

Agora que compreendemos o impacto do sono na saúde da mulher, vamos conferir 5 dicas para uma boa noite de descanso.

5. Encerre suas funções bem antes de dormir

Finalize todas as suas tarefas no mínimo 2 horas antes de dormir, para que seu cérebro consiga desligar e fique relaxado quando de fato for a hora de dormir. Exemplificando, se você acorda às 7:00, para completar oito horas de sono deve dormir às 23:00, para seu corpo desligar, é preciso que às 21:00 você encerre atividades que exijam muito.

mulher sentada no sofá com uma taça de vinho em uma mão e um controle remoto na outra

4. Reduza a quantidade de telas

Além de finalizar o dia algumas horas antes, é interessante deixar telas de lado , como computador e celular de lado antes de dormir. Segundo uma pesquisa publicada na Biblioteca Nacional de Medicina, pessoas que usam o celular antes de dormir, demoram mais para pegar no sono, dormem menos e o sono tem pouca eficiência.

Tudo isso é consequência da luz azul que interfere no sono, pois deixa o cérebro desperto, além de confundi-lo com o momento do dia. O celular também promove interatividade, o que reativa o cérebro, atrasando o sono.

mulher sentada no sofá lendo livro

3. Crie um ambiente confortável

Estar em um ambiente agradável é importante para a qualidade do sono. Bons travesseiros, colchões, decorações agradáveis, luzes mais amarelas podem deixar o ambiente agradável e incentivar o relaxamento.

No quarto, não se deve ter conversas paralelas e nem barulhos externos. Caso o barulho seja muito intenso, opte por tampões ou máscaras para dormir caso esteja muito claro.

quarto aconchegando azul

2. Cuidado com a comida antes de dormir

A janta deve ocorrer, no mínimo, três horas antes de dormir, para que a digestão ocorra, não causando mal-estar. Além disso, no período noturno dê preferência para comidas leves e pouco gordurosas.

Alguns alimentos recomendados são os ricos em magnésio e triptofano, que proporcionam uma maior relaxamento. Por exemplo, ovos, peixes, leguminosas e castanhas.

vegetais

1. Busque ajuda externa

Alguns chás podem oferecer efeito calmante, como camomila, valeriana e erva-cidreira. Mas, se a situação for muito complexa, busque um médico especialista para que esse recomende o melhor remédio para suas necessidades, sem que afete sua rotina.

Outra opção, é a melatonina, um hormônio produzido pelo corpo para o relaxamento. Essa, ingerida como forma de vitamina, não irá curar a insônia, mas sim promover o ajuste do ciclo do sono.

xícara de chá

Além desses cuidados, é importante estar vestida com pijamas confortáveis como camisolas ou baby dolls. Esses irão promover uma melhor noite de sono, sem perder a beleza.

Camisolas para uma boa noite de sono

A camisola é uma peça íntima que une a delicadeza da lingerie com a funcionalidade da roupa de dormir. Essa peça é leve e permite que a pele respire durante a noite, garantindo um sono confortável. Além disso, são confeccionadas para realçar a silhueta feminina e alguns modelos mais detalhados proporcionam um toque de luxo e romance.

Aqui, você encontrará uma variedade incrível de modelos, cores e tamanhos, perfeitos para valorizar suas curvas e realçar sua beleza natural. Aproveite nossa seleção especial e descubra a combinação perfeita de estilo e sofisticação para todas as ocasiões, seja para uma noite romântica ou para se sentir mais confiante no dia a dia.

Linha Noite em Promoção

A hora de dormir pode ser também um momento de se cuidar, começando pelo traje que você está vestindo. Por isso, o conforto é um requisito indispensável para garantir uma boa noite de sono, além da beleza da peça para você se sentir linda nesses momentos de descanso.

Na Miess, você encontra diversos modelos de Baby Doll, Camisola, Hobby e muito mais, confeccionados em material de qualidade, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares