calcinha verde no varal

Como lavar calcinha corretamente: 8 dicas para não errar mais!

Você sabia que a saúde íntima começa com os cuidados mais básicos? Um exemplo essencial disso é a forma correta de lavar as calcinhas.

Muitas vezes pensamos que para ter uma boa saúde é necessário apenas realizar exames de rotina e visitar o ginecologista com frequência. Porém, este cuidado deve começar a partir das atitudes mais simples do nosso cotidiano. 

Por diversas vezes, alguns destes cuidados passam despercebidos e podem causar grandes problemas na vida da mulher. 

Alguns erros como a utilização de produtos inadequados, secagem incorreta ou até mesmo o hábito de lavar a calcinha no chuveiro durante o banho podem ser práticas que favorecem a proliferação de fungos e bactérias no tecido e que, posteriormente, resultam no mau funcionamento da flora vaginal.

Você é uma mulher que quer ganhar dinheiro extra ou está pensando em começar seu próprio negócio? Então, este guia é para você. “Começando a Revender: O Guia Completo para Iniciantes no Mundo do Empreendedorismo” é um caminho simples e claro para quem quer entrar no mundo das vendas.

Para evitar qualquer tipo de erro que possa comprometer sua saúde íntima e começar a mudar velhos hábitos, confira a seguir algumas dicas de como lavar calcinha corretamente.

Problemas causados pela má higienização das calcinhas

É muito comum encontrar mulheres que enfrentam problemas crônicos de saúde, como a candidíase de repetição, uma condição bastante temida. Essa infecção causa sintomas desconfortáveis, como coceira intensa, vermelhidão, inchaço, ardência e dor.

Embora o tratamento geralmente envolva o uso de pomadas eficazes, muitas mulheres não sabem que hábitos simples, como a correta higienização das calcinhas, podem contribuir para a prevenção e até mesmo a cura dessa condição.

Outras doenças crônicas, como alergias e infecções, também podem trazer muito desconforto à vida da mulher. O aumento do corrimento branco, sem explicação aparente, e o mau odor na região íntima são sinais de que algo está errado. Esses problemas muitas vezes são causados por maus hábitos de higiene.

Para se livrar de problemas que possam estar afetando seu bem-estar, é essencial mudar seus hábitos de higiene. Comece agora aprendendo a lavar suas calcinhas corretamente e cuide melhor da sua saúde íntima.

Posso lavar calcinha no chuveiro durante o banho?

Antes de começarmos com as dicas de como lavar calcinha, não poderíamos deixar de falar deste hábito tão comum e tão presente na vida de muitas mulheres. 

Seja pela rotina agitada, pelo hábito de seguir o exemplo de outras mulheres ou pela praticidade, muitas optam por lavar as calcinhas durante o banho.

No entanto, essa prática pode causar problemas de saúde. O primeiro erro é a lavagem incorreta da peça. Na pressa, muitas vezes a calcinha é lavada apenas com água, sem a devida atenção. De acordo com especialistas, o ideal é usar sabão e bastante água.

O segundo passo que torna este hábito um erro é a forma em que as calcinhas são secadas. Com certeza, você já viu uma calcinha pendurada no registro do chuveiro que foi deixada ali para secar. 

Este é, sem dúvida, o ato que mais contribui para a proliferação de bactérias e fungos. O banheiro em si é um lugar úmido, com pouca ventilação e cheio de germes. Manter a calcinha nesse tipo de ambiente favorece a contaminação da peça, criando o cenário ideal para a proliferação de bactérias.

calcinha pendurada no chuveiro

Portanto, mesmo que você ainda prefira lavar suas peças íntimas durante o banho, recomendamos que após a lavagem, torça bem a peça para retirar todo o excesso de água, estenda em local arejado (fora do banheiro) e de preferência no sol. 

Seguindo esta dica simples você vai poder manter velhos hábitos, mas com maior segurança.

Como lavar calcinha corretamente

Para manter a saúde íntima em dia e evitar doenças que trazem tantos transtornos, é essencial aprender de uma vez por todas como lavar as calcinhas corretamente.

1. Utilize o sabão apropriado para calcinhas

Esta pode ser a primeira dúvida que surge quando falamos sobre como lavar as peças íntimas de forma correta, mas, na verdade, não existe um tipo de sabão ideal para esta tarefa.

Quando vamos ao supermercado nos deparamos com uma infinita variedade de produtos para lavagem de roupas, seja sabão em pedra, pó ou líquido. Cada um deles tem uma variação ainda maior de componentes, cheiros, e promessas em suas embalagens. Portanto, nossa recomendação é apenas uma: na dúvida, escolha o sabão neutro.

sabão

Muitos especialistas explicam que não importa o tipo de sabão que você use para lavar sua roupa íntima, o que vai influenciar na higienização é a forma em que as peças são secadas. 

Outra dica importante sobre qual tipo de sabão escolher é que você deve conhecer o seu corpo. Isso porque muitos tipos de sabão e amaciantes possuem em sua composição diversas substâncias químicas que podem causar alergia, irritação e até mesmo desencadear uma candidíase de repetição. Se você já sabe que um determinado tipo provoca esses sintomas em você, não use.

Mas para evitar qualquer tipo de problema, o melhor a se fazer mesmo é escolher sempre lavar suas peças íntimas com sabão neutro e muita água corrente.

2. Enxágue corretamente

Assim como é essencial utilizar sabão para lavar as calcinhas, é necessário enxaguar todas as peças corretamente.

Esta dica serve principalmente para as mulheres que preferem as calcinhas de algodão. E a explicação é simples: este tipo de tecido é extremamente absorvente, então para evitar que ele retenha qualquer resquício de produto, é extremamente importante enxaguar a calcinha abundantemente em água corrente.

Seguindo esta dica você evita o acúmulo de produtos na peça que possa, posteriormente, causar algum tipo de alergia ou irritação na região íntima.

3. Seque a peça adequadamente

Assim como já explicamos anteriormente, a forma com que você seca suas calcinhas pode influenciar totalmente na higienização da peça.

A principal recomendação é pendurar a peça em um local arejado, de preferência onde haja exposição ao sol, garantindo uma secagem adequada e evitando a proliferação de fungos e bactérias. Mas se você mora em apartamento e não tiver uma lavanderia aberta para secar suas roupas, apenas tome cuidado para não deixar em ambientes abafados por muito tempo, opte sempre por locais arejados com boa ventilação.

calcinha vermelha pendurada

Além disso, jamais guarde a calcinha úmida ou sem estar totalmente seca. Não esperar a peça secar para guardar pode favorecer o surgimento de mofo e outros problemas indesejados.

Atualmente é comum encontrarmos nas casas, máquina secadora de roupa, apesar de ser muito prática para quem tem pouco espaço, não recomendamos utilizá-la para secar suas peças íntimas. Isso porque a alta temperatura da máquina pode acabar danificando os tecidos que, muitas vezes, são sensíveis. Antes de utilizar a secadora, confira na etiqueta da peça as recomendações do fabricante.

4. Use ferro de passar apenas se o seu médico recomendar

Dentre as dúvidas que possam surgir, algumas pessoas se questionam se devem ou não passar suas roupas íntimas com ferro antes de usá-las. Este hábito pode ser útil para secar totalmente a peça e eliminar alguns microorganismos.

Entretanto, alguns ginecologistas explicam que não é algo essencial para manter a higiene da calcinha, exceto se a pessoa for orientada pelo seu médico com a finalidade de ter um cuidado a mais durante o tratamento de algumas doenças. 

Então, para que não reste nenhuma dúvida, se você apenas seguir os passos corretos de lavagem e secagem das calcinhas, terá suas peças devidamente higienizadas, não sendo necessário passá-las com ferro quente.

5. Separe calcinhas de outros tipos de roupa para lavar na máquina

Se você gosta de utilizar a máquina pela praticidade e otimização do tempo gasto com os serviços domésticos, não tem problema nenhum. Porém, o ideal é que que quando for lavar suas peças íntimas na máquina, não misture com outras roupas.

Quando colocamos as roupas na máquina muitas vezes utilizamos produtos com algum tipo de cheiro especial, como amaciantes para manter as roupas macias e perfumadas. Mas utilizar estes produtos nas suas peças íntimas pode causar alergia se sua pele for sensível a produtos com muita química. 

Outro ponto importante de se misturar as peças na máquina é que um ciclo de lavagem pode ser diferente para cada tipo de roupa. Por exemplo, no caso das roupas íntimas, o ideal é fazer a lavagem na função “Roupas Delicadas” para evitar danos na peça e preservar a qualidade do tecido.

Ao lavar todas as roupas juntas, você pode acabar optando pelo ciclo pesado para remover manchas e sujeiras das roupas e se sua calcinha for de renda ou possuir laços e pingentes pode ser danificada neste processo mais intenso.

6. Lave a calcinha corretamente na mão

Já que a utilização da máquina pode danificar algumas peças, você pode optar por lavar suas calcinhas no tanque.

A lavagem na mão é bem simples e pode te ajudar a manter suas calcinhas sempre preservadas e com aspecto de novas.

Para esta lavagem, basta encher uma bacia, balde ou o tanque com água (certifique-se de que o recipiente esteja bem limpo) e adicionar o sabão de sua preferência.

Se o sabão escolhido por você for em barra, não tem problema, você pode ralar um pouco na água ou passar direto em todas as peças. 

Esfregue todas as peças delicadamente várias vezes para certificar-se de que todas as calcinhas estão sendo limpas com o sabão. Após este processo, se alguma calcinha estiver manchada e quiser um cuidado extra, você pode deixá-las de molho de 30 minutos a uma hora.

mãos de uma pessoas lavando calcinhas na mão

Após o molho, enxágue calcinha por calcinha, esfregando novamente todas as peças delicadamente debaixo da água corrente.

7. Não use água quente

Existem muitos mitos sobre este tipo de lavagem. Por isso, é comum surgir muitas dúvidas a respeito se devemos ou não lavar as calcinhas em água quente.

Algumas pessoas recomendam até ferver as peças íntimas no fogo para eliminar todas as bactérias da calcinha. Mas, na verdade, isso pode apenas danificar a peça.

As roupas íntimas são confeccionadas em tecido muito delicado e extremamente sensível, por isso a exposição desnecessária a altas temperaturas na lavagem pode apenas prejudicar a qualidade da peça, diminuindo a elasticidade do tecido e até mesmo danificando o material.

Em caso de dúvidas, leia a etiqueta da calcinha. Cada fabricante possui sua recomendação e instrução para a lavagem da peça.

De maneira geral, para evitar danos desnecessários a sua calcinha, apenas siga as recomendações que já mencionamos.

8. Nunca use uma calcinha nova sem lavar

É comum acontecer durante uma viagem de acabar as peças íntimas limpas porque esquecemos de levar algumas extras. Então se você está pensando em correr em uma loja e comprar algumas calcinhas novas, jamais utilize-as sem antes lavar.

Não sabemos quantas mãos pegaram naquela calcinha, por onde ela passou durante a fabricação, transporte, armazenamento até chegar ao expositor e muito menos fazemos ideia da quantidade de pó que a calcinha foi exposta durante este tempo todo.

Portanto, o ideal é que no caminho da loja, você passe em uma farmácia ou mercado e compre um pacotinho de protetor diário para usar na sua própria calcinha enquanto você lava e deixa secando a peça nova. Utilizar o protetor apenas um dia é mais seguro do que se expor a possíveis contaminações de uma peça nova.

pessoa de calcinha segurando um protetor diário

Então, para que não nos reste dúvidas, você não precisa gastar muito dinheiro comprando diversos produtos caros e cheios de substâncias químicas ou tendo muito trabalho com uma tarefa que é tão rápida e simples.

A maneira mais eficaz de lavar as calcinhas corretamente é utilizando bastante água corrente, sabão neutro, e pendurando-as em um local bem arejado, de preferência com exposição ao sol.

Lingerie Sexy em Promoção

Descubra agora a coleção de lingerie sexy da Miess e apimente seus momentos! São peças únicas que vão elevar sua autoestima e surpreender em qualquer ocasião. Explore nossas opções e sinta-se ainda mais poderosa!

Aqui, você encontra diversos modelos de Conjunto de Lingerie, Calcinha, Sutiã, Espartilho, Lingerie Plus Size e muito mais, confeccionados em material de qualidade, com ótimos preços e parcelamento em 10X sem juros.

Posts Similares