Não-monogamia: descubra o que significa  e se é para você

Na nossa sociedade, o modelo padrão para relacionamentos é a monogamia. Refere-se a uma relação exclusiva entre duas pessoas.

Portanto, em consequência, um relacionamento não-monogâmico é o oposto disso, permitindo que alguém se relacione com mais de uma pessoa.

NÃO-MONOGAMIA

No entanto, a não-monogamia não é algo fechado em uma caixa, no sentido de que pode ser vivenciada de diversas formas.

Tipos  de relações  não-monogâmicas

Uma pessoa pode se relacionar livremente com diversas pessoas sem que haja obrigatoriamente a formação de vínculos que tornem o relacionamento restrito a apenas um casal.

RELAÇÕES LIVRES

Existe um relacionamento primário entre duas pessoas, mas que permite que elas se relacionem fora dele, geralmente sem a criação de vínculos.

Relacionamento aberto

Trata-se de um relacionamento romântico com mais de uma pessoa, em que, normalmente, todos se relacionam em conjunto, como no caso do trisal.

POLIAMOR

É um relacionamento romântico com mais de uma pessoa, em que, normalmente, todos se relacionam em conjunto.

sWING

A não-monogamia é uma orientação sexual? NÃO. A não-monogamia não indica por quem você se sente atraído, como uma orientação sexual, mas, sim, como você prefere ter um relacionamento.

Apesar de quebrar com as ideias pré-concebidas e heteronormativas de um relacionamento tradicional, não significa que não exista ciúme ou traição na não-monogamia.

Existe ciúme e traição na não-monogamia?

Como saber se devo tentar uma relação não-monogâmica? Nem a monogamia, nem a não-monogamia devem ser impostas a ninguém.

Ambos os tipos de relacionamento são escolhas e, portanto, devem estar acordadas entre as partes que vivem essa relação.

Portanto, faça um exercício de autoconhecimento e busque entender se você gostaria de experimentar essa vivência.

Além disso, se você já está em um relacionamento, precisa ser compreensivo com os desejos de seu parceiro e dialogar abertamente sobre o funcionamento de uma relação assim.

É sempre importante dizer: você não precisa fazer algo que não te deixe confortável. Não ache que abrir o relacionamento vai salvar um namoro ou casamento que perdeu a chama.

Se você ainda está em dúvida ou pretende se aprofundar no tema, uma boa sugestão é buscar informações em livros, podcasts ou grupos de discussão.

PARA SABER MAIS

gostou? veja mais no blog!

Especialista em assuntos relacionados a amor, sexo, saúde, dicas para renda extra, e muito mais! Toda semana publicamos diversas novidades em nosso Blog, acompanhe!