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5 DICAS DE COMO VENDER MAIS E MELHOR…

No artigo de hoje, vamos abordar 5 dicas de como vender mais e melhor!

Com um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais de vendas precisam estar muito bem preparados para atender bem seus clientes, fazer boas e lucrativas vendas. Sendo assim, para aumentarmos nossos resultados continuamente, precisamos desenvolver técnicas de vendas e técnicas de fechamento que possam automatizar este processo e gerar mais resultados no menor tempo possível. Hoje, vamos abordar 5 dicas de como vender mais e melhor!

COMPETITIVIDADE E MERCADO DE ATUAÇÃO DA ÁREA COMERCIAL:

Atualmente, indiferente o seu segmento de atuação, a competitividade é muito grande. Um grande número de concorrentes e a briga por preço e condições comerciais mais vantajosas estão dificultando o papel do vendedor. Além disso, o atendimento nunca esteve tão deficitário, tornando-se um diferencial competitivo, algo que na minha sincera opinião, é obrigação.

Somando a isso, acredito que o avanço da tecnologia auxilia nossos clientes a terem um maior arsenal de conhecimento, mantendo-os atualizados sobre tendências e bem preparados para negociar com você, amigo vendedor.

O PAPEL DO VENDEDOR QUE VENDE MAIS:

Um vendedor competente não é aquele que apenas vende, mas sim aquele que torna seu cliente um amigo, fortalecendo o relacionamento e engajando-o em sua causa. Isso quer dizer que precisamos tornar nossos clientes “nossos vendedores”, ou seja, fazer com que eles nos indiquem para seus amigos e familiares.

 

DICAS DE COMO VENDER MAIS E MELHOR

 

OBJETIVO DE VENDER MAIS E MELHOR:

Quando usamos o termo “vender mais e melhor” queremos, na verdade, transmitir a ideia de que vender já não é o suficiente. Vender melhor quer dizer, entre inúmeras ações, trabalhar o mix de produtos da sua empresa, não onerar a margem de contribuição e ainda preocupar-se com a forma de pagamento e a inadimplência.

5 DICAS DE COMO VENDER MAIS E MELHOR:

O objetivo desse artigo é trazer 5 dicas práticas para quaisquer profissionais de vendas utilizarem e aumentarem suas vendas. Trago aqui técnicas que possam ser utilizadas indiferentemente se você vende produto ou serviço e se vende pessoalmente ou por telefone. São coisas simples de serem feitas, mas que vão trazer efeitos reais e boas comissões.

1 – SORRIA SEMPRE!

Sorrir transmite simpatia e elegância. Isso quer dizer que você vai transmitir ao seu cliente o prazer que sente em atender seus desejos e de estar em sua companhia. Sorrir é o início de um bom relacionamento e ainda serve para quebrar a barreira COMPRADOR X VENDEDOR existente na maior parte das negociações.

Essa dica pode ser utilizada em vendas por telefone, porque você consegue, da mesma forma, transmitir a mensagem de alegria para seu cliente, mesmo a distância. Além de você fechar a venda, ainda ganha um amigo!

2 – CHAME SEU CLIENTE PELO NOME!

Chamar o cliente pelo nome parece ser básico e até obvio, certo? Porém vejo MUITOS vendedores cometer esse erro absurdo, inclusive de esquecer ou de errar o nome do cliente enquanto faz a apresentação do seu produto.

Sendo assim, GRAVE o nome do seu cliente ou prospect assim que ele falar. Procure chama-lo(a) pelo nome no primeiro minuto de conversa para que seu cérebro se acostume com a ideia e você consiga guardar mais facilmente a informação.

DICAS DE COMO VENDER MAIS E MELHOR:

Sempre sorria para seu cliente e chame ele pelo nome

DICA EXTRA: Associe o nome do seu cliente a um amigo, familiar, ator ou personalidade que você conheça. Para entender melhor, se o meu cliente chama-se Carlos eu logo associo ao nome do meu PAI. Nunca mais esqueço.

Além de usar seu nome durante a apresentação, sempre que encontra-lo novamente faça uma saudação de “bom dia” ou “boa tarde” e, na sequência, chame-o pelo nome. Provavelmente ele(a) vai ficar espantado com isso e vai sentir-se extremamente importante.

3 – MANTENHA-SE ATUALIZADO!

Leia muito, tudo! Livros, revistas, blogs e revistas digitais da sua área. Se você estiver bem informado sobre seu segmento vai transmitir segurança e credibilidade quando estiver negociando com seu cliente. Não existe nada melhor que segurança para vender mais e melhor!

4 – FAÇA UM EXCELENTE ATENDIMENTO!

Conforme dito no início deste artigo, vendedores que atendem bem e corretamente seus clientes estão cada vez mais escassos no mercado. O atendimento NÃO DEVERIA ser, porém acaba sendo um verdadeiro diferencial competitivo!

Para atender bem seu cliente você precisa estar muito bem preparado, bem vestido, usar um vocabulário condizente com seu mercado e transmitir credibilidade ao cliente.

Além desses fatores, destaco a importância de demonstrar que tem prazer de atendê-lo e de auxiliá-lo na compra do seu produto. O melhor atendimento é aquele que consegue a satisfação plena do seu cliente.

Faça um Excelente Atendimento para fidelizar seu cliente no processo de vendas!

Faça um Excelente Atendimento para fidelizar seu cliente!

5 – SAIBA PARTIR PARA O FECHAMENTO!

Você está preparado, sabe tudo sobre seu produto, usou perguntas ABERTAS para entender os reais benefícios do seu cliente e perguntas FECHADAS no momento da sua apresentação, mostrando segurança e respondendo todas as perguntas do seu cliente?

PARTA PARA O FECHAMENTO!!!!

Fechar uma venda é, na verdade, o ápice de todas as ações que fez até o momento. O melhor fechamento é aquele que o cliente NÃO percebe que está comprando, pois está plenamente confiante que você e seu produto são a escolha correta.

Apenas para ilustrar, eu utilizo em minhas negociações, durante o final da conversa, perguntas FECHADAS orientadas para o SIM, mas com foco na conclusão da venda. Vamos a elas:

  • “prefere pagar com cartão ou boleto?”
  • “o melhor dia para vencimento seria dia 10, 15 ou 20”
  • “posso entregar o produto na sua empresa ou prefere na sua residencia?”

E vou dando sequência ao diálogo até que, quando ele percebe, estamos tomando café e apertando as mãos com um saudoso: PARABÉNS! VOCÊ FEZ UM EXCELENTE NEGÓCIO!

 

 

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